Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (110.2Kb)
Data
2008-10-25
Autor
Diniz, Laura Ediane Paz
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos, independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum. No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais, ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares. Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico, psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528
Coleções
  • Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação [16]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.