dc.contributor.advisor | Vieira, Nara Joyce Wellausen | |
dc.creator | Diniz, Laura Ediane Paz | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:00:24Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T14:00:24Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The article emphasizes the importance of the multifunctional rooms in the
current educational system. An inclusive school provides an education concerned with all.
Independent if the pupil presents or not special education needs. It is important that all the
pupils have conditions of knowing, learning and living in an environment without prejudice
which stimulates their creativity and which respect their rhythm of learning. The pupil with
High abilities/Superendowment is regularly registered in a common school. But he does not
receive the adequate attendance to his educational necessities, what causes, most of the time,
lack of motivation and abandonment of the activities at school. Therefore, the attendance of
the pupil with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources has the
function of supplementing the school curriculum, in other words, the room of multifunctional
resources must be a place where this pupil can better develop his knowledge and abilities
accordin to the interests. Using the bibliographical research as methodology for the
investigation, two important points are detached as conclusion of this study: first, for acting
in this room, the teacher must be enabled in the area to carry out the attendance. The teacher
who works in the room of multifunctional resources, beyond to help the pupil with high
abilities/superendowment, he must help the school servants in which this pupil studies, in
order the process of the school inclusion can occur. Second, the pupils with high abilities need
adequate attendances that can promote academic, psychomotor and social development,
which includes education methods suitable to their special necessities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | por |
dc.title | Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais | por |
dc.title.alternative | Attending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema
educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos,
independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante
que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem
preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O
aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum.
No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais,
ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares.
Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos
multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos
multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus
conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica
como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como
conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar
capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos
multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os
funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de
inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de
atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico,
psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |