Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias
Resumo
Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias
responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º
Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Santa
Maria), Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura
Plena da UFSM. O objetivo foi investigar e compreender como essas diferentes
instâncias se organizam para tratar sobre os estágios curriculares supervisionados
(ECS). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos de coleta
de dados foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os principais
autores abordados foram: Libâneo (2005), Sander(2005), Ferreira (2001), Tardif
(2002), Alarcão (1996), Wielewicki (2005) Pimenta e Lima (2004). Nesse estudo
observamos que não existem normas/regras/diretrizes sistematizadas por parte das
secretarias para as escolas, da mesma forma por parte da Pró-Reitoria de
Graduação da UFSM para os cursos de Licenciatura. A gestão dos ECS nos cursos
de Licenciatura se dá pelo professor responsável pelos estágios e não pelas
coordenações dos cursos. Os resultados alcançados indicam a necessidade de uma
maior atenção à essa etapa da formação inicial dos professores pelas Instituições de
Ensino Superior e pelas escolas, principalmente no sentido de uma maior
aproximação entre ambas para que seja desenvolvido um trabalho conjunto e para
que as escolas se percebam como co-formadoras.
Coleções
- Gestão Educacional [294]