Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Deisi Sangoi
dc.creatorArenhardt, Simone
dc.date.accessioned2015-09-25T14:23:55Z
dc.date.available2015-09-25T14:23:55Z
dc.date.issued2008-02-19
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1050
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work is characterized by a search conducted with the departments responsible for coordinating the public schools of Santa Maria (8th Regional Coordination of Education and Municipal Secretary of Education of Santa Maria), Pro-Graduate Rectory of the Federal University of Santa Maria (UFSM), and coordination of the Full Degree Courses of UFSM. The objective was to investigate and understand as these different instances are organized to treat about the curricular supervised stages (ECS). The methodology used was qualitative in nature, and the instruments of collection of data were semi-structured interviews and documentary analysis. The main boarded authors had been: Libâneo(2005), Sander(2005), Ferreira(2001), Tardif(2002), Alarcão(1996), Wielewicki(2005), Pimenta e Lima (2004). In this study we observed that there are no rules / regulations / guidelines systematized by the secretariats for schools in the same way by the Pro- Rectory of the Graduate UFSM for the Full Degree courses. The management of the ECS in Full Degree courses is given by the responsible professor for the periods of training and not for the coordination of the courses. The reached results indicate the need for greater attention to this stage of the initial training of teachers by the Institutions of Superior Education and the schools, especially in the direction of a bigger approach between both, so that a joint work is developed and so that the schools perceive themselves as co-trainer.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.titleGestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instânciaspor
dc.title.alternativeManagement of curricular supervised stages In different instanceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria), Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura Plena da UFSM. O objetivo foi investigar e compreender como essas diferentes instâncias se organizam para tratar sobre os estágios curriculares supervisionados (ECS). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os principais autores abordados foram: Libâneo (2005), Sander(2005), Ferreira (2001), Tardif (2002), Alarcão (1996), Wielewicki (2005) Pimenta e Lima (2004). Nesse estudo observamos que não existem normas/regras/diretrizes sistematizadas por parte das secretarias para as escolas, da mesma forma por parte da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM para os cursos de Licenciatura. A gestão dos ECS nos cursos de Licenciatura se dá pelo professor responsável pelos estágios e não pelas coordenações dos cursos. Os resultados alcançados indicam a necessidade de uma maior atenção à essa etapa da formação inicial dos professores pelas Instituições de Ensino Superior e pelas escolas, principalmente no sentido de uma maior aproximação entre ambas para que seja desenvolvido um trabalho conjunto e para que as escolas se percebam como co-formadoras.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples