dc.contributor.advisor | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.creator | Arenhardt, Simone | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T14:23:55Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T14:23:55Z | |
dc.date.issued | 2008-02-19 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1050 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This work is characterized by a search conducted with the departments
responsible for coordinating the public schools of Santa Maria (8th Regional
Coordination of Education and Municipal Secretary of Education of Santa Maria),
Pro-Graduate Rectory of the Federal University of Santa Maria (UFSM), and
coordination of the Full Degree Courses of UFSM. The objective was to investigate
and understand as these different instances are organized to treat about the
curricular supervised stages (ECS). The methodology used was qualitative in nature,
and the instruments of collection of data were semi-structured interviews and
documentary analysis. The main boarded authors had been: Libâneo(2005),
Sander(2005), Ferreira(2001), Tardif(2002), Alarcão(1996), Wielewicki(2005),
Pimenta e Lima (2004). In this study we observed that there are no rules / regulations
/ guidelines systematized by the secretariats for schools in the same way by the Pro-
Rectory of the Graduate UFSM for the Full Degree courses. The management of the
ECS in Full Degree courses is given by the responsible professor for the periods of
training and not for the coordination of the courses. The reached results indicate the
need for greater attention to this stage of the initial training of teachers by the
Institutions of Superior Education and the schools, especially in the direction of a
bigger approach between both, so that a joint work is developed and so that the
schools perceive themselves as co-trainer. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | por |
dc.title | Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias | por |
dc.title.alternative | Management of curricular supervised stages In different instances | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias
responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º
Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Santa
Maria), Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura
Plena da UFSM. O objetivo foi investigar e compreender como essas diferentes
instâncias se organizam para tratar sobre os estágios curriculares supervisionados
(ECS). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos de coleta
de dados foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os principais
autores abordados foram: Libâneo (2005), Sander(2005), Ferreira (2001), Tardif
(2002), Alarcão (1996), Wielewicki (2005) Pimenta e Lima (2004). Nesse estudo
observamos que não existem normas/regras/diretrizes sistematizadas por parte das
secretarias para as escolas, da mesma forma por parte da Pró-Reitoria de
Graduação da UFSM para os cursos de Licenciatura. A gestão dos ECS nos cursos
de Licenciatura se dá pelo professor responsável pelos estágios e não pelas
coordenações dos cursos. Os resultados alcançados indicam a necessidade de uma
maior atenção à essa etapa da formação inicial dos professores pelas Instituições de
Ensino Superior e pelas escolas, principalmente no sentido de uma maior
aproximação entre ambas para que seja desenvolvido um trabalho conjunto e para
que as escolas se percebam como co-formadoras. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |