A arborização como instrumento de educação ambiental no ensino fundamental
Abstract
Este estudo teve como objetivo incentivar os educandos da 3ª etapa do ensino
fundamental a se sentirem parte integrante do meio ambiente e para a
responsabilidade e cuidado com o mesmo. As atividades foram desenvolvidas na
Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, buscando
identificar as concepções de meio ambiente que os alunos já possuíam e conduzir à
reflexão de que o ser humano e seus diferentes meios de convívio, como sua casa e
escola, também fazem parte do meio ambiente. Após este diálogo, os alunos foram
estimulados a identificar como poderiam utilizar a vegetação para preservar e cuidar
destes ambientes. Como o foco do trabalho foi o ambiente escolar e de forma a
valorizar a vegetação já existente na escola, os alunos mapearam e identificaram as
diferentes espécies arbóreas existentes no pátio escolar e, ao mesmo tempo,
verificaram espaços para o plantio de outras árvores. Foram colocadas placas de
identificação, com nome popular e científico, em cada espécie arbórea e também foi
construído um grande mapa para compartilhar a atividade desenvolvida com a
comunidade escolar. Na seqüência, foi realizado o plantio das novas espécies, sendo
que, em grupos os alunos tiveram a oportunidade de plantar as mudas. Em seguida
os educandos realizaram uma avaliação das atividades. No encerramento foi
conduzida uma prática de percepção ambiental. Identificou-se que, inicialmente, a
maior parte dos alunos percebia o meio ambiente como algo basicamente associado
aos recursos naturais e ao término do trabalho percebeu-se o surgimento de um novo
discurso ao qual estava associado o ser humano e também valores ligados ao
trabalho em equipe, cuidados com nossa casa, escola, comunidade e nós mesmos.
Além disso, o uso da vegetação como instrumento de educação ambiental mostrou-se
positivo, pois os educandos sentiram-se estimulados ao aprender a plantar e cuidar
das árvores e perceberam que podem utilizá-las como forma de embelezar e cuidar
do meio ambiente, sentindo-se responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das
mudas. A atividade de percepção ambiental despertou o exercício da cidadania, pois
ao identificarem um terreno baldio utilizado como depósito de lixo nas proximidades
da escola os educandos se comprometeram a solicitar por escrito, ao poder executivo
municipal, a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma,
percebeu-se que o trabalho de educação ambiental contribuiu para a sensibilização
de uma nova consciência ambiental e para despertar a responsabilidade e cuidado
com o meio ambiente.
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- Educação Ambiental [191]