Abordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006
Resumo
Objetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações
epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em
Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o período
de 2001 a 2006, levando em consideração a metodologia utilizada para realizar
essas produções. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo
bibliográfico-documental. O critério de seleção da amostragem que adotamos foi
estudar as monografias que possuíram a palavra gestão, gestores e gestor no
título do trabalho. De acordo com os documentos foram defendidas 37
monografias nesse período. Os itens analisados foram a abordagem metodológica
utilizada; o tipo de estudo realizado; número de sujeitos; a metodologia escolhida
para a análise e os principais autores utilizados. Podemos concluir com esse
estudo que o Curso de Gestão Educacional de UFSM tem acompanhado a
tendência da área educacional, no que se refere a ampliação nas formas de se
pensar e fazer ciência. Apesar, de que, a área da Gestão Educacional possui
estudos recentes, ela vem fixando suas bases epistemológicas e nos fundamentos
de pesquisas qualitativas hermenêuticas. No entanto, existe grande relevância
social do Curso de Gestão Educacional da UFSM para a área de Educação.
Percebemos que esse curso precisa admitir a pluralidade epistemológica e a
diversidade na forma de ver e trabalhar a problemática da gestão educacional e
estimular a crítica, o questionamento e o debate sobre sua produção científica.
Pois, assim, viabilizará novos direcionamentos e possibilidades para a pesquisa
nesse setor, cumprindo o seu papel de discutir a função social que vem sendo
desempenhada pelos pesquisadores em gestão educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [294]