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dc.contributor.advisorGiordani, Estela Maris
dc.creatorAimi, Daniela da Silva
dc.date.accessioned2015-09-25T15:26:06Z
dc.date.available2015-09-25T15:26:06Z
dc.date.issued2009-02-20
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1053
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aims to examine, from the methodological approaches, the epistemological implications of monographs held in the Course of Specialization in Educational Management, Federal University of Santa Maria during the period 2001 to 2006, taking into account how such knowledge was produced productions. The research is characterized as a case study of documentary-type literature. The criterion for selection of sampling was adopted to study the books that have the word management, managers and manager in the title of the work. According to documents 37 monographs were held during that period. The items discussed were the methodological approach used, the type of study, number of subjects, the methodology chosen for the analysis and the main author used. It can be concluded with this study that the Course of Educational Management UFSM has followed the trend of the educational area, as regards the expansion in the forms of thinking and doing science. Despite of that, the area of Educational Management has recent studies, it has set its foundations and the epistemological foundations of hermeneutic research. However, there is great social relevance of the Course of Educational Management of UFSM to the area of Education.We admit that this course needs to epistemological plurality and diversity in order to see and work the problem of educational management and to stimulate critical, the questioning and debate on its scientific production. Yeah, well, you can make and give new direction and possibilities for research in this area, fulfilling the role to discuss the social role being played by researchers in educational management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectMonografiaspor
dc.subjectMetodologia de pesquisapor
dc.titleAbordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006por
dc.title.alternativeMethodological approaches used in the monographs of the course of specialization in educational management, Federal University of Santa Maria, in the period 2001 to 2006eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoObjetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o período de 2001 a 2006, levando em consideração a metodologia utilizada para realizar essas produções. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, do tipo bibliográfico-documental. O critério de seleção da amostragem que adotamos foi estudar as monografias que possuíram a palavra gestão, gestores e gestor no título do trabalho. De acordo com os documentos foram defendidas 37 monografias nesse período. Os itens analisados foram a abordagem metodológica utilizada; o tipo de estudo realizado; número de sujeitos; a metodologia escolhida para a análise e os principais autores utilizados. Podemos concluir com esse estudo que o Curso de Gestão Educacional de UFSM tem acompanhado a tendência da área educacional, no que se refere a ampliação nas formas de se pensar e fazer ciência. Apesar, de que, a área da Gestão Educacional possui estudos recentes, ela vem fixando suas bases epistemológicas e nos fundamentos de pesquisas qualitativas hermenêuticas. No entanto, existe grande relevância social do Curso de Gestão Educacional da UFSM para a área de Educação. Percebemos que esse curso precisa admitir a pluralidade epistemológica e a diversidade na forma de ver e trabalhar a problemática da gestão educacional e estimular a crítica, o questionamento e o debate sobre sua produção científica. Pois, assim, viabilizará novos direcionamentos e possibilidades para a pesquisa nesse setor, cumprindo o seu papel de discutir a função social que vem sendo desempenhada pelos pesquisadores em gestão educacional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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