Gestão educacional em diferentes contextos escolares
Visualizar/ Abrir
Data
2009-12-19Autor
Aguiar, Marcia Juliana Dias de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos (AMP) como uma forma eficaz de modificação de processos escolares que necessitam de aprimoramento, bem como adaptar esta metodologia ao discurso e espaço escolar. Tal metodologia foi adquirida por um grupo de indivíduos de uma escola militar, entre eles professores, monitores, para validação e utilização de seus princípios na escola. Neste contexto, a metodologia foi desenvolvida através de um método hipotético dedutivo, em que a AMP e os questionários aplicados aos participantes do curso de AMP foram analisados. Vale a pena ressaltar que uma relação da gestão democrática com as práticas da Gestão de Qualidade também foram enfatizadas no estudo. Os resultados evidenciaram que em sua grande maioria os participantes validaram e aprovaram a utilização da metodologia como método adequado para aprimoramento de processos escolares. Dessa maneira, concluiu-se que a adequação discursiva proposta contribui para um melhor entendimento da metodologia, corroborando com seu melhor desempenho dentro do contexto escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]