dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Azevedo, Luciana da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-09-28T12:27:12Z | |
dc.date.available | 2015-09-28T12:27:12Z | |
dc.date.issued | 2009-11-27 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1056 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the perceptions of students regarding the teaching and
learning of the discipline of mathematics in the context of Principals in Schools of the
City of Guaíba - RS. In this approach, deficiencies were found, because the students
do not have a good use of what was taught and challenged in the classroom. The
reasons for this situation, although common, are not clear. But during the
development of research in elementary and high school for the purpose of
investigating and analyzing how students perceive mathematics education can
observe the main difficulties, which are: disinterest, discouragement, lack of
understanding and meaning of content. This paper aims to identify the causes of a
lack of discipline for students of mathematics, to observe the factors causing
interference in the teacher-student relationship and strategic methods of teaching so
that students have a better motivation and subsequent learning. Data for the study
were collected in groups of 8th grade of elementary school and 1. Year of high
school in a questionnaire, in which the questions were open and objective, relevant
to the topic of this monograph. After the questionnaire, the answers were analyzed
and separated graphically and quantitatively to completion and comparison with other
disciplines. In the search results have seen the issues regarding the approach to the
way classes are taught Mathematics and its acceptability to students, what students
expect the teacher to have an effective advantage, which the school's role in the
development of intellectual student and, finally, that a new methodology plus a good
teacher-student relationship could achieve more significant results in Mathematics in
the context of school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A educação matemática na percepção dos alunos no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Mathematics education in perception of students in the context of school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a percepção dos alunos no que se refere ao ensinoaprendizagem
da disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar em
Escolas do Município de Guaíba - RS. Na referida abordagem, foram verificadas
deficiências, pois os alunos não apresentam um bom aproveitamento do que foi
ensinado e questionado em sala de aula. As razões para essa situação, apesar de
comuns, não são claras. Mas durante o desenvolvimento da pesquisa no Ensino
Fundamental e Médio, com o propósito de investigar e analisar como os alunos
percebem a Educação Matemática pode-se observar as principais dificuldades, que
são: o desinteresse, a desmotivação, a falta de compreensão e significado dos
conteúdos. Este trabalho visa identificar as causas do desinteresse dos alunos pela
disciplina de Matemática; observar os fatores que causam interferência na relação
professor-aluno e relacionar estratégias metodológicas de ensino para que o aluno
tenha melhor motivação e consequente aprendizagem. Os dados para a pesquisa
foram coletados nas turmas de 8ª série do Ensino Fundamental e 1º. Ano do Ensino
Médio em forma de questionário, no qual as perguntas foram objetivas e abertas,
pertinentes ao tema da presente monografia. Após a aplicação do questionário, as
respostas foram analisadas e separadas gráfica e quantativamente para conclusão e
comparação com outras disciplinas. No resultado da pesquisa observaram-se os
aspectos a respeito de como é vista a forma de serem ministradas as aulas de
Matemática e a receptividade dos alunos; o que aluno espera do professor para ter
um aproveitamento efetivo; qual o papel da escola no desenvolvimento intelectual do
educando e, finalmente, que uma nova metodologia somada a um bom
relacionamento professor-aluno poderia alcançar resultados mais significativos na
disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |