Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorAzevedo, Luciana da Silva
dc.date.accessioned2015-09-28T12:27:12Z
dc.date.available2015-09-28T12:27:12Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1056
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis paper presents the perceptions of students regarding the teaching and learning of the discipline of mathematics in the context of Principals in Schools of the City of Guaíba - RS. In this approach, deficiencies were found, because the students do not have a good use of what was taught and challenged in the classroom. The reasons for this situation, although common, are not clear. But during the development of research in elementary and high school for the purpose of investigating and analyzing how students perceive mathematics education can observe the main difficulties, which are: disinterest, discouragement, lack of understanding and meaning of content. This paper aims to identify the causes of a lack of discipline for students of mathematics, to observe the factors causing interference in the teacher-student relationship and strategic methods of teaching so that students have a better motivation and subsequent learning. Data for the study were collected in groups of 8th grade of elementary school and 1. Year of high school in a questionnaire, in which the questions were open and objective, relevant to the topic of this monograph. After the questionnaire, the answers were analyzed and separated graphically and quantitatively to completion and comparison with other disciplines. In the search results have seen the issues regarding the approach to the way classes are taught Mathematics and its acceptability to students, what students expect the teacher to have an effective advantage, which the school's role in the development of intellectual student and, finally, that a new methodology plus a good teacher-student relationship could achieve more significant results in Mathematics in the context of school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleA educação matemática na percepção dos alunos no contexto da gestão escolarpor
dc.title.alternativeMathematics education in perception of students in the context of school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a percepção dos alunos no que se refere ao ensinoaprendizagem da disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar em Escolas do Município de Guaíba - RS. Na referida abordagem, foram verificadas deficiências, pois os alunos não apresentam um bom aproveitamento do que foi ensinado e questionado em sala de aula. As razões para essa situação, apesar de comuns, não são claras. Mas durante o desenvolvimento da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, com o propósito de investigar e analisar como os alunos percebem a Educação Matemática pode-se observar as principais dificuldades, que são: o desinteresse, a desmotivação, a falta de compreensão e significado dos conteúdos. Este trabalho visa identificar as causas do desinteresse dos alunos pela disciplina de Matemática; observar os fatores que causam interferência na relação professor-aluno e relacionar estratégias metodológicas de ensino para que o aluno tenha melhor motivação e consequente aprendizagem. Os dados para a pesquisa foram coletados nas turmas de 8ª série do Ensino Fundamental e 1º. Ano do Ensino Médio em forma de questionário, no qual as perguntas foram objetivas e abertas, pertinentes ao tema da presente monografia. Após a aplicação do questionário, as respostas foram analisadas e separadas gráfica e quantativamente para conclusão e comparação com outras disciplinas. No resultado da pesquisa observaram-se os aspectos a respeito de como é vista a forma de serem ministradas as aulas de Matemática e a receptividade dos alunos; o que aluno espera do professor para ter um aproveitamento efetivo; qual o papel da escola no desenvolvimento intelectual do educando e, finalmente, que uma nova metodologia somada a um bom relacionamento professor-aluno poderia alcançar resultados mais significativos na disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples