Avaliação e gestão escolar: da tradicional aos novos rumos
Abstract
Na gestão escolar democrática, a avaliação tem por função subsidiar o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos para o processo de aprendizagem individual ou coletivo. Partindo de tais questões, este relato monográfico tem por objetivo analisar as relações entre avaliação e gestão escolar, apontando para a análise critica e mais coerente com a interação entre avaliação e a organização escolar. Oportuniza uma maior reflexão do educador a respeito do verdadeiro sentido da avaliação educacional e da gestão escolar associada a suas práticas pedagógicas e institucionais. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Constatou-se que numa concepção dialética a avaliação exige uma mudança de postura por parte do professor e da escola. A gestão escolar por sua vez, colabora na construção de um planejamento teórico e prático, a fim de garantir que a educação se faça com a melhor qualidade para todos, possibilitando, desta forma, que a escola cumpra sua função social e seu papel político institucional.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]