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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorAlmeida, Maria La Salete
dc.date.accessioned2015-09-28T14:13:03Z
dc.date.available2015-09-28T14:13:03Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1061
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe cooperation that permeates the scenario has transformed the concept of competitiveness. The human being is the most important resource, and valued in the near future, and such assertion is supported in the scenario that is constantly evolving socioeconomic environment in which we live. Today, with, the job market becoming increasingly dynamic, organizations seeking more skilled workers who can make decisions, to absorb, process and relay information more quickly as possible, as the progress of the world where information is quickly absorbed and discarded in the way, humans do not fit this profile, are quickly discarded. Organizational culture is always in the process of change is slow and should be followed closely, as to change the emphasis on the role of leadership, as the real leader is the agent of change. The institution the research took place can be identified as belonging to public sector services, the City of Fortaleza = PMF, the city of Fortaleza. The sample consisted of a group of 08 randomly selected employees. The ages ranged from 40 to 63 years of age. The number of men studied was 03 and for women was 05. The research took place in two ways: first we conducted a survey document and then search through the attached questionnaire to staff members. T he study was conducted by the researcher and took place between Days 01 to 10 July 2009. Analyzing the human resources policies, we see that the policies implemented by the area, can be a competitive advantage achieved jointly by linking individual-organization, ie, the employee may feel more valued and motivated thus increasing the degree of commitment to the institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectComprometimento organizacionalpor
dc.titleGestão escolar: uma visão crítica dos recursos humanos e o comprometimento organizacional para a democratização da educaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA cooperação em relação aos recursos humanos que permeia o cenário mundial vem transformando radicalmente a concepção de competitividade. O ser humano representa o recurso mais importante, escasso e valorizado em futuro próximo, e tal assertiva é respaldada no cenário que está sempre em constante evolução no ambiente socioeconômico no qual vivemos. Hoje, com o mercado de trabalho tornando-se cada vez mais dinâmico, as organizações procuram trabalhadores mais qualificados, que possam tomar decisões, absorver, processar e repassar informações com maior rapidez possível, já que os avanços do seres humanos que não se enquadram nesse perfil, são rapidamente descartados. A cultura organizacional está sempre em processo de mudança é lento e deve ser acompanhado de perto, já que para se mudar é necessário insistir no papel da liderança, uma vez que, o verdadeiro líder é o principal agente de mudanças. A instituição em que ocorreu a pesquisa pode ser identificada como pertencente ao setor público de serviços, da Prefeitura Municipal de Fortaleza Escola Municipal PMF, na cidade de Fortaleza. A amostra foi constituída por um grupo de 08 funcionários selecionados aleatoriamente. A faixa etária situou-se entre 40 a 63 anos de idade. O número de homens pesquisados foi de 03 e o de mulheres foi de 05. A pesquisa se deu de duas formas: primeiro foi realizada uma pesquisa documental e posteriormente uma pesquisa através de questionário junto aos funcionários selecionados. O estudo foi realizado pela própria pesquisadora e ocorreu entre os dias 01 a 10 de julho de 2009. Ao analisarmos as políticas de recursos humanos, percebemos que as políticas implementadas pela área, pode ser um diferencial competitivo conquistado conjuntamente, através da ligação indivíduo-organização, ou seja, o funcionário poderá se sentir mais valorizado e motivado, aumentando assim o seu grau de comprometimento para com a instituição. Os resultados esperados na conclusão da monografia é o de perceber como os funcionários pesquisados encaram o comprometimento organizacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental F.C.E levando em consideração a busca por um melhor clima organizacional na instituição.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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