Sala virtual de recursos multifuncionais para potencializar o atendimento educacional especializado
Date
2015-08-11Metadata
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O presente estudo vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de
tecnologias educacionais em rede , do Mestrado Profissional em Tecnologias
Educacionais em Rede, pretendeu contribuir com a oferta do Atendimento
Educacional Especializado (AEE). Para tanto, buscou desenvolver um Material
Educacional Digital (MED) para potencializar o AEE; especificamente os objetivos
foram: 1) ampliar o AEE, implementando um MED de forma a ser utilizado presencial
e a distância; 2) adaptar o Modelo Pedagógico MED, tornando-o acessível ao
Estudante Público-alvo da Educação Especial (EPAEE) e 3) validar as
possibilidades de motivação, autonomia e aprendizagem do MED com os EPAEE,
sob a avaliação dos professores do AEE. Nas teorias de base, referenciam-se
quatro eixos: o primeiro, contemplando a Educação Especial; o segundo,
apresentando estudos sobre Materiais Educacionais Digitais, objetos de
Aprendizagem; o terceiro, sobre Design Pedagógico (DP) na construção dos MED e
o quarto eixo referindo-se à acessibilidade em Materiais Educacionais Digitais. Com
uma pesquisa qualitativa, aplicada, o foco recaiu sobre professores que atuam nas
Salas de Recursos Multifuncionais, realizando o AEE de Escolas Públicas Estaduais,
na cidade de Santa Maria, RS. Os dados coletados passaram pela análise de
conteúdo (Bardin, 2011), por meio de três categorias: motivação para o uso do MED,
autonomia no uso do MED e potencial para a aprendizagem. Os resultados das
categorias analisadas permitem evidenciar que a motivação para uso do MED está
presente devido à contextualização das ilustrações, conteúdos e acessibilidade;
quanto à autonomia, os resultados apontam que o percurso não linear e as
possibilidades de navegação acessíveis são características importantes para o
desenvolvimento de um MED e, por fim, o potencial para aprendizagem se faz
presente a partir das atividades pedagógicas elaboradas de acordo com as práticas
do AEE e das possibilidades de uso do MED presencial e a distância. Assim, o
estudo realizado contemplou os objetivos, entendendo que a Sala virtual de
Recursos Multifuncionais potencializa o AEE.