Interfaces acessíveis no moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos
Abstract
Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias
Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em
Rede da Universidade Federal de Santa Maria, realizando uma investigação baseada em um
estudo de caso, de caráter qualitativo, propondo o desenvolvimento de interfaces acessíveis no
AVEA Moodle. A partir da perspectiva do usuário cego, objetiva-se desenvolver interfaces
acessíveis de acordo com os princípios definidos pelo padrão de acessibilidade WCAG 2.0. O
referencial teórico traz informações relacionadas à Deficiência Visual, Tecnologias
Assistivas, Acessibilidade na Web, Projeto de Aplicações Web e Padrões de
Desenvolvimento Web. Durante as observações e análises foram elencados todos os
elementos referentes ao formato, recursos e atividades do ambiente que podem sofrer alguma
alteração para atender aos princípios propostos pelo WCAG 2.0. Após os registros
provenientes das observações e análises efetuadas pelo aluno cego, sujeito desta pesquisa,
elaborou-se o produto final desta dissertação, o Projeto de Interface do AVEA Moodle,
contendo as características do usuário, definição dos casos de uso, protótipo, mapeamento de
objetivos, definição do conjunto de tarefas associadas a cada ação, desenvolvimento de
imagens de tela para cada ação da interface e identificação dos objetos de interface do usuário
utilizados na implementação. Após a elaboração do projeto final da interface Web, passou-se
para a fase de implementação das mudanças registradas na pesquisa, seguindo os padrões de
desenvolvimento web para a acessibilidade. Após o processo de implementação, finalizou-se
a pesquisa realizando-se o processo de validação seguindo dois cenários com tecnologias
diferentes, utilizando os navegadores Internet Explorer e Google Chrome, e os leitores de tela
Jaws e NVDA, respectivamente. A pesquisa mostrou, através das observações e análises
efetuadas que, nesse cenário, muito ainda há por se fazer, mas que vários desses obstáculos
são passíveis de solução. As fragilidades referentes à acessibilidade da interface do AVEA
Moodle, apontadas na pesquisa, confirmam a convicção de que vários aspectos de
acessibilidade só podem ser detectados por usuários cegos, confirmando a importância da
validação manual.