Interfaces acessíveis no moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos
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2015-08-12Metadatos
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Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias
Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em
Rede da Universidade Federal de Santa Maria, realizando uma investigação baseada em um
estudo de caso, de caráter qualitativo, propondo o desenvolvimento de interfaces acessíveis no
AVEA Moodle. A partir da perspectiva do usuário cego, objetiva-se desenvolver interfaces
acessíveis de acordo com os princípios definidos pelo padrão de acessibilidade WCAG 2.0. O
referencial teórico traz informações relacionadas à Deficiência Visual, Tecnologias
Assistivas, Acessibilidade na Web, Projeto de Aplicações Web e Padrões de
Desenvolvimento Web. Durante as observações e análises foram elencados todos os
elementos referentes ao formato, recursos e atividades do ambiente que podem sofrer alguma
alteração para atender aos princípios propostos pelo WCAG 2.0. Após os registros
provenientes das observações e análises efetuadas pelo aluno cego, sujeito desta pesquisa,
elaborou-se o produto final desta dissertação, o Projeto de Interface do AVEA Moodle,
contendo as características do usuário, definição dos casos de uso, protótipo, mapeamento de
objetivos, definição do conjunto de tarefas associadas a cada ação, desenvolvimento de
imagens de tela para cada ação da interface e identificação dos objetos de interface do usuário
utilizados na implementação. Após a elaboração do projeto final da interface Web, passou-se
para a fase de implementação das mudanças registradas na pesquisa, seguindo os padrões de
desenvolvimento web para a acessibilidade. Após o processo de implementação, finalizou-se
a pesquisa realizando-se o processo de validação seguindo dois cenários com tecnologias
diferentes, utilizando os navegadores Internet Explorer e Google Chrome, e os leitores de tela
Jaws e NVDA, respectivamente. A pesquisa mostrou, através das observações e análises
efetuadas que, nesse cenário, muito ainda há por se fazer, mas que vários desses obstáculos
são passíveis de solução. As fragilidades referentes à acessibilidade da interface do AVEA
Moodle, apontadas na pesquisa, confirmam a convicção de que vários aspectos de
acessibilidade só podem ser detectados por usuários cegos, confirmando a importância da
validação manual.