O lúdico na formação de professores da educação básica na capacitação em TIC
Resumo
O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS,
Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de
Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades lúdicas. A pesquisa adotada foi a qualitativa,
seguindo a dinâmica dos três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do
conhecimento e quanto ao objetivo é uma pesquisa exploratória. Na problematização, os professores
foram desafiados a questionar sobre sua realidade cotidiana; na organização, foram compartilhados
os conhecimentos e foi proposta a interação conjunta com as experiências dos professores; na
aplicação, houve a abordagem sistemática do conhecimento que foi construído no decorrer da
capacitação. O foco da capacitação em TIC foi: o uso dos softwares Prezi, Toondoo e o uso de
Objetos Aprendizagem, disponibilizados nos Repositórios Educacionais: Portal do Professor
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/), Teia da Vida (http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/
biologia/teiadavida/conteudo/). Ressalta-se que foram produzidos e disponibilizados tutorias de todas
as atividades da capacitação. Os mediadores de apoio pedagógico foram as atividades lúdicas Trilha
da Vida concomitantemente com a Trilha Tecnológica , Caixa Mágica , Muro das Lamentações ,
Batata Quente . A capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC é parte
complementar do programa de extensão PROIPE Programa de Inovação Pedagógica, vinculado ao
Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria, que
se caracteriza por uma ação de formação continuada de professores da Rede Básica e busca
estimular a inovação e as ações pedagógicas. Concluiu-se que o uso dos mediadores pedagógicos
atividades lúdicas favoreceram a capacitação em TIC. Os professores separados em quatro grupos
apresentaram, no seminário final, o produto das capacitações. O grupo de Inhacorá apresentou as
tirinhas produzidas de forma manual, o de Independência apresentou tirinhas feitas no Toondoo, um
dos grupos de Alegria apresentou o Moodle da escola e, o outro, as tirinhas feitas manualmente.
Considera-se, pelos trabalhos apresentados pelos professores, que a insegurança diante do novo e
das mudanças que advém destas novas técnicas interferiram para que as transformações esperadas
em suas práticas pedagógicas não ocorressem de forma plena durante a capacitação em TIC.