Mostrar registro simples

dc.creatorWeizenmann, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned2016-06-28
dc.date.available2016-06-28
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.citationWEIZENMANN, Carlos Eduardo. DIGITAL LITERACY MEDIATED BY TABLETS FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS IN ONCOLOGICAL TREATMENT. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10675
dc.description.abstractThe use of mobile technologies becomes ever more present and necessary in our lives, either for routine activities or education. Based on this argument, this dissertation aims to analyze the possible contribution of using tablet as a tool to develop different methodologies for digital literacy, thus providing inclusion in the "technological world". The use of technological resources (tablet) has become a necessary tool to assist teaching and learning process of children and adolescents. For this reason, it is important to conduct a qualitative study using the method of action research by allowing greater involvement with its object, through which the researcher is part of the field of research. We offered workshops divided into two modules: the first one for free adaptation to the tablet and the second one for using resources in various activities aiming at ludicity. The data collection system was carried out in two stages: before the beginning of the workshops and at the end of module II. The final product of this work was the creation of a virtual repository, of open access, that will be inserted in the blog of the workshop so that there is greater awareness of the work developed, which can be used by the students after the end of the workshops, facilitating interaction, cooperation and collaboration among the group. The contributions of this work aimed at the insertion of the mobile technologies to contribute to the participants medical treatment. This study belongs to the research line: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, and the research project O uso de tecnologias móveis (tablets), no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização digital e língua espanhola, com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, approved in December 13, 2014, under the number 912.827.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização digitalpor
dc.subjectClasse hospitalarpor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectTecnologias educacionais em redepor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectHospital classeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectNetworked educational technologyeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.titleAlfabetização digital mediada por tablets para crianças e adolescentes em tratamento oncológicopor
dc.title.alternativeDigital literacy mediated by tablets for children and adolescents in oncological treatmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA utilização das tecnologias móveis se faz cada vez mais presente e necessária em nossa vida, seja para as atividades rotineiras ou para a educação. Com base nesse argumento, o objetivo aqui proposto é analisar as possíveis contribuições da utilização de tablets como uma ferramenta que permite desenvolver diferentes metodologias para a alfabetização digital, assim, proporcionando uma inclusão no mundo tecnológico . O uso dos recursos tecnológicos (tablet) tornou-se uma ferramenta necessária para auxiliar o ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Por esse motivo, é importante a realização de um estudo qualitativo utilizando o método de pesquisa-ação por permitir maior envolvimento com o seu objeto, através do qual o pesquisador insere-se no campo da pesquisa. Foram propostas oficinas divididas em dois módulos, sendo o primeiro deles de adaptação livre ao tablet e o segundo, de utilização dos recursos na realização das atividades diversas, visando a ludicidade. O sistema de coleta de dados foi realizado em dois momentos: antes do início das oficinas e ao término do módulo II. O produto final deste trabalho consistiu na criação de um repositório virtual, de livre acesso, que será inserido no blog da oficina para que haja mais divulgação do trabalho desenvolvido, podendo ser utilizado pelos alunos após o término das oficinas, facilitando a interação, cooperação e colaboração entre o grupo. As contribuições deste trabalho visaram a inserção das tecnologias móveis de modo a contribuir para seu tratamento médico. O presente estudo pertence à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e ao projeto de pesquisa e tem por título O uso de tecnologias móveis (tablets), no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização digital e língua espanhola, com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, aprovado em 13 de dezembro de 2014, nº 912.827.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee1Oliveira, Andréia Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243757837987821por
dc.contributor.referee2Barbosa, Débora Nice Ferrari
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4843891170478912por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520977210016636por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples