A aplicação de jogos educacionais para o ensino de história no ensino médio
Resumo
A sociedade contemporânea é movida pelas tecnologias de informação e
comunicação, e a escola de hoje deve acompanhar o processo de modernização
que estamos construindo todos os dias. Temos várias manifestações culturais,
surgindo, novas modas, novas maneiras, novas famílias, são múltiplas as novas
faces da sociedade informatizada. O presente estudo apresenta uma proposta de
utilização das novas tecnologias educacionais como alternativa capaz de contribuir
positivamente no processo de ensino de História. Assim sendo, buscou-se analisar
a produção de um jogo de histórias interativas por meio da utilização dos softwares
Twine e Storybird em uma escola pública de ensino médio no município de Restinga
Sêca. Este estudo teve caráter qualitativo, nesse sentido utilizou-se como
metodologia o estudo de caso, visando analisar o comportamento de alunos e
professores e o direcionamento do processo de ensino e aprendizagem mediado
pelas tecnologias. Ficou evidenciado nessa pesquisa o fomento de novas
possibilidades de interação no cenário educacional, por meio de uma abordagem
capaz de aproximar os conteúdos programáticos da disciplina de História, com
novas ferramentas tecnológicas capazes de resignificar a relação da disciplina com
os alunos.