Gestão pedagógica na educação a distância: abordagens e contribuições na formação de professores de línguas para atuar na EaD
Abstract
A presente pesquisa insere-se na linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede MPTER. Nesses passos iniciais encontra-se um desejo de promover reflexões sobre o contexto do ensino de línguas a distância no Brasil e sobre a formação crítica de professores para atuar na modalidade a distância. A metodologia empregada na pesquisa foi de caráter descritivo-exploratório e de cunho qualitativo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada utilizando-se as etapas da análise de conteúdo, propostas por Bardin (2011). Três categorias principais foram evidenciadas com base nos estudos propostos por Behar (2009): aspectos organizacionais, aspectos pedagógicos e aspectos tecnológicos. O objetivo deste estudo foi estabelecer a partir da experiência de coordenadores encaminhamentos relevantes para o desenvolvimento de um processo de gestão pedagógica para cursos de línguas a distância. Os resultados revelaram que mesmo diante da expansão da educação a distância no ensino superior, na área das Letras, a democratização ainda é lenta e prematura no Brasil. Diante disso, acredita-se que um dos motivos para a pouca oferta de cursos de língua a distância está no fato de que essa modalidade de ensino exige formas diferentes e inovadoras de se fazer educação, bem como exige profissionais capacitados que saibam não apenas lidar com as tecnologias, mas que tenham formação para atuar na educação a distância. Dessa forma, compreende-se que a formação de professores de línguas precisa estar pautada na emancipação e na consciência crítica das universidades em construir um currículo comum para os cursos de línguas, pois os futuros professores precisam transitar em diferentes níveis e modalidades de ensino.