Concepções dos professores em relação à gestão escolar democrática
Abstract
O objetivo deste trabalho foi o de entender as concepções sobre a gestão escolar democrática a partir do conhecimento dos professores sobre o tema. Foram entrevistados professores de escolas públicas das cidades de Lajeado e Santa Maria, ambas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de coleta de dados, através da técnica da entrevista aberta, que permitiu plena liberdade de expressão nas respostas. Foram esboçados alguns conceitos sobre gestão escolar democrática, a fim de elucidar a mesma como fruto da gestão educacional democrática, sendo estas orientadas pelas políticas educacionais. Localmente, a gestão escolar democrática se constitui de forma a atender e oportunizar a participação de toda comunidade escolar num mesmo ideal a ser alcançado. Neste contexto, pretendeu-se analisar quais representações os professores de escolas públicas trazem para a discussão em relação as suas concepções sobre gestão escolar que expressem sentido democrático, podendo ser tanto o sentido previsto nas políticas públicas, como o sentido que compreendem ser democrático para a comunidade escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]