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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorPigatto, Fabiane Magrini
dc.date.accessioned2014-03-14
dc.date.accessioned2014-03-14T13:58:46Z
dc.date.available2014-03-14T13:58:46Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2014-03-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/107
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013por
dc.description.abstractThe purpose of this work was to understanding the conceptions on the democratic school management, coming from the teachers’ knowledge on the subject. Teachers from public schools in Lajeado and Santa Maria cities, both in Rio Grande do Sul state, Brazil were interviewed for this work. The methodology utilized was the qualitative which data collection trough the technique of open interviews allowed full freedom of speech in the answers. Some of the concepts about democratic school management were sketched in order to clear it up as a result from the democratic educational management, guided by educational policies. Locally, the democratic school management is constituted to attend the scholar community and allow them to take part in the same goal to be reached. In this context, it was intended to analyze what representations the public school teachers bring to discuss in relation to their own conceptions about school management that express democratic meaning. Such democratic meaning could be either the meaning prefixed by public policies, as the meaning they understand to be democratic for the scholar community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleConcepções dos professores em relação à gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeTeachers’ concepts about democratic school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi o de entender as concepções sobre a gestão escolar democrática a partir do conhecimento dos professores sobre o tema. Foram entrevistados professores de escolas públicas das cidades de Lajeado e Santa Maria, ambas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de coleta de dados, através da técnica da entrevista aberta, que permitiu plena liberdade de expressão nas respostas. Foram esboçados alguns conceitos sobre gestão escolar democrática, a fim de elucidar a mesma como fruto da gestão educacional democrática, sendo estas orientadas pelas políticas educacionais. Localmente, a gestão escolar democrática se constitui de forma a atender e oportunizar a participação de toda comunidade escolar num mesmo ideal a ser alcançado. Neste contexto, pretendeu-se analisar quais representações os professores de escolas públicas trazem para a discussão em relação as suas concepções sobre gestão escolar que expressem sentido democrático, podendo ser tanto o sentido previsto nas políticas públicas, como o sentido que compreendem ser democrático para a comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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