dc.contributor.advisor | Santos, Hilario Junior dos | |
dc.creator | Bortoli, Elaine Maria | |
dc.date.accessioned | 2015-10-22T14:50:24Z | |
dc.date.available | 2015-10-22T14:50:24Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1092 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article analyzes and argues the use of technologies in the classroom, as the use of the blog in mathematics classes with focus on financial education. Mathematics with the use of Information and Communication technologies applied to education, contributes to the formation of the citizen. By developing methodologies that emphasize the blog construction, strategies are used to prove and justify results in which the creativity can be developed by personal initiative, only without the use of calculations, graphs, tables and other statistics means. In teaching practice, can be verify that the students show lack of motivation and difficulties for the mathematics learning, consequently, with methods used until then, a high failure rate. With the use of the blog and other technologies in the classroom becomes possible to change these results, this way, proposing a reflection of economic, social and technological changes x family, in a project with 6th grade students of elementary school and 1st year of high school. This is an exploratory research that involves bibliographic survey, report and project analysis that was done in the classroom encouraging the understanding. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Ensino de matemática financeira | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | por |
dc.title | O uso do blog na matemática com foco em educação financeira | por |
dc.title.alternative | The use of the blog in the mathematics with focus on financial education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa e argumenta a utilização das Tecnologias em sala de aula, como o uso do blog nas aulas de Matemática com foco em Educação Financeira. A Matemática, juntamente com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, contribui para a formação do cidadão. Ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de um blog, utiliza-se estratégias para a comprovação e a justificação de resultados em que a criatividade pode ser aflorada pela iniciativa pessoal, sem a utilização única de cálculos, gráficos, tabelas e outros meios estatísticos. Na prática docente, constata-se que os educandos apresentam falta de motivação e dificuldades para a aprendizagem da Matemática, tendo como consequência, com os métodos utilizados até então, um elevado índice de reprovação. Com o uso do blog e as demais tecnologias em sala de aula torna-se possível mudar esses resultados, propondo assim uma reflexão das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas x família, num trabalho realizado com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa exploratória envolvendo levantamento bibliográfico, relato e análise do trabalho realizado em sala estimulando a compreensão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |