Mostrar registro simples

dc.creatorFortes, Diogo Cesar
dc.date.accessioned2014-11-20
dc.date.available2014-11-20
dc.date.issued2014-04-22
dc.identifier.citationFORTES, Diogo Cesar. Statistical study in high school: a proposal for teaching through the analysis of social and environmental data. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10938
dc.description.abstractThis work presents a proposal to Statistics teaching for High School in an interdisciplinary way. Analyze data from the Municipal Human Development Index Gaucho some cities and climate in some Brazilian cities, seeking to explore the most of what's statistic in these matters. Seek to understand the basic topics of statistics provided in the curriculum, noting that the application of mathematics to diverse areas of knowledge. We will use spreadsheets as a technological tool to support teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstatística no ensino médiopor
dc.subjectEstudo interdisciplinarpor
dc.subjectPlanilhas eletrônicaspor
dc.subjectStatistical in high-schooleng
dc.subjectInterdisciplinary studyeng
dc.subjectSpreadsheetseng
dc.titleEstudo de estatística no ensino médio: uma proposta de ensino através da análise de dados sociais e ambientaispor
dc.title.alternativeStatistical study in high school: a proposal for teaching through the analysis of social and environmental dataeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Médio de uma forma interdisciplinar. Analisaremos dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de algumas cidades gaúchas e do clima de algumas cidades brasileiras, procurando explorar ao máximo o que há de Estatística nesses assuntos. Buscaremos a compreensão dos tópicos elementares de Estatística previstos no currículo, observando a aplicação dessa parte da Matemática às diversas áreas do conhecimento. Utilizaremos planilhas eletrônicas como ferramenta tecnológica de apoio ao ensino.por
dc.contributor.advisor1Fusieger, Pedro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696868729944por
dc.contributor.referee1Pansonato, Claudia Candida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048965212765046por
dc.contributor.referee2Bellicanta, Leandro Sebben
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4588357217648732por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples