Mostrar registro simples

dc.creatorMatos, Erivelto Bauer de
dc.date.accessioned2016-06-27
dc.date.available2016-06-27
dc.date.issued2014-05-30
dc.identifier.citationMATOS, Erivelto Bauer de. Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waals. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10939
dc.description.abstractNormally, the Basic Education comprises the study of the equations of first and second degree. Most of the textbooks do not address higher order equations. For this reason, we developed a didactic proposal addressing the third degree equation in Hight School. Thus, our main objective is to verify the feasibility of studying cubic equations in this stage of education. However, we began our study having as a motivator trouble finding the approximate number of molecules of air (real gas) contained in a car tire on road conditions, which allowed us to find the number of moles in the Van der Waals Equations and with that, we fall back on solving an equation of the third degree starting it is study.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquações do terceiro graupor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEquação de Van der Waalspor
dc.subjectThird degree equationseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectVan der Waals equationeng
dc.titleEstudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de Van der Waalspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNormalmente a Educação Básica contempla o estudo das equações do primeiro e segundo grau. Em sua maioria, os livros didáticos não abordam equações de ordem superior. Em razão disso, elaboramos uma proposta didática abordando as equações do terceiro grau no Ensino Médio. Dessa forma, nosso principal objetivo é verificar a viabilidade de se estudar equações cúbicas nesta etapa de ensino. Iniciamos o nosso estudo tendo como problema motivador encontrar o número aproximado de moléculas de ar atmosférico (gás real) contido em um pneu de carro em condições de rodagem, o qual nos possibilitou descobrir o número de mols na Equação de Van der Waals e com isso, recaímos na resolução de uma equação do terceiro grau dando início ao seu estudo.por
dc.contributor.advisor1Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.contributor.advisor-co1Buligon, Lidiane
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141por
dc.contributor.referee1Martins, Márcio Marques
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000763401885447por
dc.contributor.referee2Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057570207918370por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2651039583416504por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples