Mostrar registro simples

dc.creatorManfio, Carine Girardi
dc.date.accessioned2016-04-12
dc.date.available2016-04-12
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.citationMANFIO, Carine Girardi. A look back to the development of geometrical thinking in elementary school students through hands on activities. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10944
dc.description.abstractThis paper refers to an research that sought to develop geometric thinking students in the sixth grade of elementary school from practices. The school activities in which it was held that job belongs to the Municipal network of Júlio de Castilhos Education, it is located on the outskirts of this city. The activities were proposed in order to provide the student with the construction of some basic, concepts and definitions of geometry from the geometric objects classification. The classification user as a basic criterion the predominant characteristics of each geometric object, which is the geometric figures or not they belong to the same class in adition, students to develop the proposed activities worked in groups, following the criteria proposed by the joint assimilation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento geométricopor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectGeometric thinkingeng
dc.subjectClassificationeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleUm olhar voltado ao desenvolvimento do pensamento geométrico em alunos do ensino fundamental por meio de atividades práticaspor
dc.title.alternativeA look back to the development of geometrical thinking in elementary school students through hands on activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou desenvolver o pensamento geométrico em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades práticas. A escola em que foi realizado esse trabalho pertence à Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos, localizada na periferia desta cidade. As atividades foram propostas com o objetivo de proporcionar ao aluno a construção de alguns conceitos e definições básicas da Geometria, a partir da classificação de objetos geométricos. Para realizar as atividades, os alunos utilizavam como critério básico as características predominantes de cada objeto geométrico, do qual faz as figuras geométricas pertencerem ou não a uma mesma classe. Além disso, os alunos, ao desenvolverem as atividades propostas, trabalharam em grupo, seguindo os critérios propostos pela assimilação solidária.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2Leivas, José Carlos Pinto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314545667166824por
dc.contributor.referee3Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096198630150368por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples