Mostrar registro simples

dc.creatorRigodanzo, Mauro
dc.date.accessioned2016-10-20
dc.date.available2016-10-20
dc.date.issued2016-08-04
dc.identifier.citationRIGODANZO, Mauro. Inequality for means and geometric problems solving. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10951
dc.description.abstractThe research presents some suggestions of activities for Mathematics teaching, in order to application of triangle inequality and inequality of the geometric, quadratic, arithmetic and harmonic mean to positive real numbers. These activities involve problems with plane geometry, spatial geometry and analytic geometry, using also the Dynamic Mathematics software, GeoGebra, in the illustration of the solutions. The choice of a computer application is justified because I believe that with its use, the perception of concepts and geometrical properties may be facilitated. In this way, it is expected that students can expand their skills in geometry and algebraic calculations. The study also points some researches related to the theme inequalities, contributing to the mathematics teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectInequalitieseng
dc.subjectGeometryeng
dc.titleDesigualdade das médias e a resolução de problemas geométricospor
dc.title.alternativeInequality for means and geometric problems solvingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta algumas sugestões de atividades para o ensino de matemática, com vistas à aplicação da desigualdade triangular e da desigualdade das médias geométrica, quadrática, aritmética e harmônica para números reais positivos. Tais atividades envolvem problemas com geometria plana, geometria espacial e geometria analítica, utilizando, ainda, o software de Matemática Dinâmica, GeoGebra, na ilustração das soluções. Justifica-se a escolha de um aplicativo computacional pelo fato de acreditar que, com sua utilização, a percepção de conceitos e propriedades geométricas pode ser facilitada. Dessa forma, espera-se que os alunos possam ampliar suas habilidades em geometria e cálculos algébricos. A dissertação destaca também alguns trabalhos relacionados ao assunto desigualdades, apontando suas contribuições para o ensino de matemática.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Leivas, José Carlos Pinto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314545667166824por
dc.contributor.referee2Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6287633891820939por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8138042381442367por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples