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dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.creatorBasei, Andréia Paula
dc.date.accessioned2015-11-11T12:25:11Z
dc.date.available2015-11-11T12:25:11Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1107
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.titleA interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas educativas da Educação Física Escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo objetivou refletir sobre as questões que envolvem a educação intercultural, suas implicações na formação de professores e na Educação Física escolar. Partindo das reflexões e perspectivas suscitadas por professores das áreas da Filosofia, História/Literatura e Comunicação Social/Mídia, buscamos contribuições através de uma entrevista aberta, sobre como a questão está sendo discutida para estabelecer articulações com nossa área de estudo. Verificamos que as discussões com relação à diversidade cultural e sua incorporação no currículo não estão acontecendo, ou quando muito acontecem algumas discussões isoladas, dando as práticas educativas e formativas um caráter hegemônico e reprodutivo de ideologias dominantes. Finalizamos, acreditando que as funções delegadas a escola e a universidade nos colocam diante de uma encruzilhada ideológica com relação às responsabilidades destas com a sociedade. No entanto, os professores deverão entender as práticas pedagógicas como uma construção discursiva, rica em intencionalidades, e com as suas finalidades voltadas ao desafio as diferenças e ao preconceito a elas relacionadas, incorporando no currículo discussões que envolvam tal questão, o que pode significativamente contribuir para os sujeitos saírem da menoridade buscando o esclarecimento das questões que permeiam o nosso mundo de vida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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