Browsing Educação Física Escolar by Title
Now showing items 1-20 of 200
-
Acessibilidade arquitetônica e instrumental em escolas e aulas de Educação Física
(2019-07-16)Promover a inclusão está diretamente ligada a proporcionar condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Assim, a acessibilidade e a eliminação de barreiras arquitetônicas são essenciais e fundamentais ... -
As ações de formação continuada de professores de educação básica em projetos da Universidade Federal de Santa Maria
(2008)Esta pesquisa constitui-se num estudo de caráter quantitativo, que teve por objetivo fazer um levantamento das ações de formação continuada oferecidas pelos cursos de licenciatura da UFSM. Para a coleta dos dados, foi feita ... -
Aluno com deficiência física nas aulas de Educação Física: discussões sobre a inclusão escolar
(2012)Este estudo teve como objetivo discutir como ocorre a inclusão de aluno com deficiência física em aulas de Educação Física. O grupo foi composto por onze alunos e pela professora responsável pelas aulas de Educação Física ... -
Ambiente escolar na promoção da prática de atividade física em escolas municipais de educação infantil
(2015-12-17)Diante das transformações da realidade sociocultural, há uma grande incidência de crianças com sobrepeso e obesidade no ambiente escolar. Este, que possui entre tantas funções, papel fundamental na prevenção desses ... -
Análise crítica do mundo do movimento das crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental no município de Restinga Sêca/RS
(2006)Esta pesquisa vem retratar uma preocupação com o mundo do movimento das crianças que vem sofrendo empobrecimento. Sabe-se que alguns fatores limitam suas experiências de movimento e que estas limitações se fazem ainda mais ... -
Análise da produção científica sobre o esporte para crianças na educação física escolar
(2023-02-03)Este artigo analisa a produção científica sobre o esporte para crianças na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes foram artigos publicados em periódicos disponíveis no Portal de ... -
Análise do conhecimento teórico-metodológico dos professores em Educação Física do CEFD/ UFSM em relação à sua prática pedagógica
(2006)Este estudo se justifica pelo interesse em contribuir com as modificações do currículo do curso de EF-Licenciatura Plena do CEFD/UFSM, no sentido da qualificação dos métodos de ensino dos futuros professores de EF que ... -
Uma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatória
(2008)O presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares ... -
Apreciações de tática existentes no site esportivo GloboEsporte.com: uma proposta de análise para utilização no ensino esportivo escolar
(2020-05-29)O artigo se ocupa em analisar como as apreciações de tática são desenvolvidas junto ao site GloboEsporte.com. Para tanto, o recorte analítico revisará como as discussões sobre tática são ampliadas em relação ao desempenho ... -
Aprendizagem da docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas
(2017-12-13)No âmbito governamental, várias políticas públicas foram criadas e estão sendo criadas ou desenvolvidas no sentido de se instituir um sistema nacional de educação que possa efetivar uma formação mais ajustada as atuais ... -
Aprendizagem e desenvolvimento: a relação estabelecida entre razão e emoção em jogos nas aulas de Educação Física
(2011-11-17)Este estudo discutiu a questão de como as emoções estão presentes quando as crianças, nas aulas de educação física, participam do processo de jogos no que corresponde a sua aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa ... -
A aprendizagem significativa na formação de professores de Educação Física
(2022-09-30)O presente estudo, caraterizado como um ensaio-teórico, objetiva iniciar um processo de discussão e reflexão abrangendo a Formação de Professores de Educação Física atrelada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). ... -
Aproximações da Educação Física Escolar com as propostas pedagógicas críticas: o caso da Teoria Crítico-emancipatória e didática comunicativa
(2010-09-16)Considerando o distanciamento percebido das propostas pedagógicas críticas da Educação Física, no que diz respeito à prática pedagógica concreta da Educação Física Escolar, objetivou-se neste estudo constituir discussões ... -
Aspectos relevantes no planejamento e execução de programas de formação continuada de professores de Educação Física
(2008-01-24)A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar aspectos importantes e relevantes nas formas de planejamento e execução de propostas de programas de formação continuada de professores de Educação Física. Este ... -
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
(2014-03-06)O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos ... -
As atividades de aventura no contexto escolar
(2010-10-05)Este estudo tem como objetivo revisar nas produções das Atividades de Aventura e Ciências do Esporte as abordagens sobre a inserção das atividades de aventura na escola. Foram analisados os anais do Congresso Brasileiro ... -
O atletismo como conteúdo da Educação Física Escolar: organização de aulas a partir da proposta crítico-emancipatória e didático comunicativa
(2010)Este estudo refere-se ao conteúdo esportivo Atletismo e a proposta pedagógica Critico-Emancipatória e didática comunicativa de Kunz (1994), problematizando o ensino deste conteúdo na Educação Física escolar. Caracteriza-se ... -
Atletismo na escola: aproximações entre a Educação Física Escolar e a iniciação esportiva
(2011-10-21)O presente artigo constitui-se de reflexões acerca do esporte escolar e da iniciação esportiva dentro da Escola, fenômeno este muito discutido no âmbito da formação, tanto inicial quanto continuada, no que diz respeito ... -
A atuação no PELC/UFSM e a costrução da identidade profissional de egressos do curso de Educação Física Licenciatura
(2014-01-14)Esse estudo se propõe a investigar a construção da identidade profissional a partir da analise de percursos de três egressos do curso de Educação Física Licenciatura, com uma atenção especial sobre a experiência de atuação ... -
Avaliação da educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico
(2007)Este estudo constitui-se em uma pesquisa teórica onde através da tese defendida por Freitas (2005), que apresenta as categorias objetivo/avaliação enquanto expressão da relação entre a organização do trabalho pedagógico e ...