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dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorBattestin, Cláudia
dc.date.accessioned2015-11-12T11:14:44Z
dc.date.available2015-11-12T11:14:44Z
dc.date.issued2008-12-19
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1113
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractWe live in an era where everything happens so fast. The damage caused to the environment is a result of many interventions caused by humans in the process associated with unbridled capitalism and consumption, pollution and degradation automatically generating unprecedented. However, we could make the following questions: What can we do in the sphere rational to change the reality of the environmental crisis which we live? You can change through education? Of ethics? What would be the beginning of an environmental ethic? Faced with this impending environmental disaster, what can be done to reduce or minimize their effects? These are some issues that enables respond and analyze during the project. The goal of rethinking the relationship between men and nature in deep integration with the historical process, it is necessary not to lose the meaning of existence, the sense of being a human being. Structuring a new concept of the world, through changes of action and thought requires an understanding of global problems, and act in a local problems. The environmental crisis resulting from this relationship is a crisis which leads them to seek reasons for deep reflection and produce new forms and lifestyles that can educate for a future world of living beings. The issues raised in this project that need a philosophical approach reflexive, in addition to the use of good theoretical benchmarks, which will support the theoretical basis for the research, from which, discussing the assumptions that will be part of the body required for theoretical discussion surrounding the search.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.titleÉtica e educação ambiental: considerações filosóficaspor
dc.title.alternativeEthics and environmental education: philosophical considerationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoVivemos em uma época em que tudo acontece de modo acelerado. A deterioração causada ao meio ambiente é decorrente de inúmeras intervenções causadas pelos seres humanos no processo associado ao capitalismo e ao consumo desenfreado, gerando automaticamente poluição e degradação sem precedentes. No entanto, poderíamos fazer as seguintes questões: O que é possível fazer na esfera racional para mudar a realidade da crise ambiental que vivemos? É possível mudar através da educação? Da ética? Quais seriam os princípios de uma ética ambiental? Diante dessa iminente catástrofe ambiental, o que é possível fazer para reduzir ou minimizar seus efeitos? Essas questões são algumas que possibilitaremos responder e analisar no decorrer do projeto. O objetivo de repensar a relação homem-natureza, em profunda integração com o processo histórico, é necessário para não se perder o sentido da existência, o sentido de ser um ser humano. Estruturar uma nova concepção de mundo, através de mudanças do agir e do pensar exige um entendimento dos problemas globais, e um agir nos problemas locais. A crise ambiental decorrente desta relação é uma crise que faz com que busquemos razões profundas para refletir e produzir novos modos e estilos de vida que possam educar para um mundo futuro de seres vivos. As questões que abordo neste projeto necessitam de uma abordagem filosófica reflexiva, além do uso de bons referenciais teóricos, que darão suporte à base teórica necessária para a pesquisa, a partir dos quais, abordarei os pressupostos que farão parte do corpo teórico necessário para a discussão em torno da pesquisa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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