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dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.creatorBortolazzo, Cristina Dotto
dc.date.accessioned2015-11-12T11:34:51Z
dc.date.available2015-11-12T11:34:51Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1114
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe present article has as objective analysis the way of teaching methods in scholar practice. In the Politic and Pedagogic Project view’s of Physics Education course/UFSM referencing to curriculum subjects and the study by one boarding pedagogic Education, the Emancipator Critics. Kuns and Habermas are the detached authors – where methodology is worked inside education with subject’s formation and construction - autonomous citizens, critics. Parting from experiences developed by educators during the activities proposed by the teacher, I use the bibliographic research like methodology. Based on bibliographies references, in phase about questions and reflexions about subject’s formation and the work in class, what kind of subjects are we forming and which education we want to this professional future generation? The evidence that still need to see again our conceptions, paradigms and educational politics, even the society lives in constant transformation and the school, as subject’s formation should walk together in democratic and dynamic way. It’s not enough work isolated, but ingroup with other teaching professionals, an interdisciplinary among subjects following to a freedom education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectFormação de sujeitospor
dc.titleUma análise sobre a Educação Física Escolar na visão do projeto político pedagógico: CEFD/UFSM e a metodologia crítico-emancipatóriapor
dc.title.alternativeA analysis about Scholar Physics Education on politic and pedagogic project’s view and the emancipator critic methodologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo analisar sobre o modo como utilizamos os métodos de ensino na prática escolar. Na visão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física/UFSM referente às disciplinas curriculares e o estudo de uma das abordagens pedagógicas da Educação, a Crítica Emancipátoria. Destacam-se dois autores: Kunz e Habermas. - onde esta metodologia é trabalhada na educação com a construção e formação de sujeitos - cidadãos autônomos e críticos. Partindo das vivências e experiências desenvolvidas pelos educandos no decorrer das atividades propostas pelo professor, uso como metodologia pesquisa bibliográfica. Baseado em referências bibliográficas, em fase de questionamentos sobre a formação de sujeitos, o trabalho em sala de aula, que tipo de sujeitos estamos "formando" e que educação queremos para essa futura geração de profissionais. A constatação de que ainda precisamos rever nossos conceitos, os paradigmas e políticas educacionais, já que a sociedade vive em constantes transformações e a escola como formadora de sujeitos deve caminhar junto de forma dinâmica e democrática. Não basta trabalharmos isolados, mas sim em conjunto com os profissionais do ensino, para que haja uma interdisciplinaridade, e assim possamos dar seguimento a uma educação libertadora.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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