dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Breitenbach, Fabiane Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2015-11-12T14:38:46Z | |
dc.date.available | 2015-11-12T14:38:46Z | |
dc.date.issued | 2009-01-16 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1120 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to know how the educational manager of a city located in
northwest of Rio Grande do Sul state propose the inclusion of students with special
educational needs (NEEs) in schools of the field. The qualitative research was
divided into two moments: preparation of the theoretical framework and collection
and analysis of data. The collection and data analysis comprised two stages, the first
related to considerations of the Organic Law and the Municipal Education Plan,
where we found that in the documents there are no references about the inclusion of
students with NEEs in schools of the field. In a second time, through the Subject
Analysis (Análise de Conteúdo - Bardin 2008), were done the analysis of semistructures
assessments realized with educational managers , identifying two
categories: the first category, called “Policy of inclusion of people with NEE´s in
schools of the field: at what field is?”, confirms the occurred in the documental
analysis, where the Special Class, located at an urban area, is the only place to care
about people with NEE´s. The second category called “Inclusive Education: ‘we try’”,
shows that teachers try individually, basis on goodwill, to promote school inclusion,
but without support theoretical nor practical provided from the municipal education
management. It was concluded that there is much to be done to realize the ideals of
inclusive education in the studied city and the experiences with the Special Class can
and should guide this process. So it is essential a partnership between an
educational management supported in democratic principles that allows revaluations
and the schools from the field. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Gestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Educational management and inclusion of students with special educational needs in schools of the field: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município
localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos
com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas do campo. A
pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em dois momentos: elaboração do
referencial teórico e coleta e análise dos dados. A coleta e análise dos dados
compreendeu duas etapas, na primeira relativa ao exame da Lei Orgânica e do
Plano Municipal de Educação, foi verificado que os documentos não faziam
referências à inclusão de alunos com NEEs nas escolas do campo. No segundo
momento, através na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), efetivou-se a
apreciação das entrevistas semi-estruturadas realizadas com alguns gestores
educacionais, identificando-se duas categorias. A primeira categoria intitulada
Política de inclusão de pessoas com NEEs nas escolas do campo: em que campo
está? confirma o verificado na análise documental, sendo que a Classe Especial,
localizada na zona urbana, constitui-se o único espaço de atendimento às pessoas
com NEEs. A segunda categoria nomeada Educação inclusiva: a gente tenta
aponta que os professores tentam, individualmente, com base na boa vontade,
promover a inclusão escolar, mas sem suporte teórico-prático da gestão municipal
de educação. Conclui-se que existe muito a ser feito para efetivação dos ideais da
educação inclusiva no município estudado e que as experiências com a Classe
Especial podem e devem orientar esse processo. Portanto, torna-se fundamental a
parceria entre uma gestão educacional amparada nos princípios democráticos que
permita reavaliações e as escolas do campo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |