Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorFidencio, Tanise Cristina
dc.date.accessioned2017-07-27T11:02:40Z
dc.date.available2017-07-27T11:02:40Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11258
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis term paper is the result of studies and reflections of my pedagogical practice with babies in the educational system of Ajuricaba-RS. From my background, my childhood and how I develop as a teacher through continuing education, I seek to give the babies visibility and protagonism in the kindergarten routine. This is a qualitative research with action-research methodology of a pedagogical practice based in experiences and possibilities and interaction between babies, their peers and adults, how these spaces and interactions are built from the engagement of the babies and their families in the cultural artistic context. These reflections were analyzed based on authors such as Barbosa (2010), Goldschmied and Jackson (2006), Fochi (2013), Ortiz and Carvalho (2012), Gobatto (2011) about the work specificities with babies in the kindergarten. This paper also considers that in this field of sharing and interaction, babies get the world around them through contact with nature and its elements of everyday life, research and perceptions about what is allowed to them, in constant exchange experiences with their peers and the adults.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectBabieseng
dc.subjectInteractionseng
dc.subjectFamilieseng
dc.titleReflexões acerca da prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino de Ajuricabapor
dc.title.alternativeReflections about pedagogical practice with babies in the educational system of Ajuricaba towneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de estudos e reflexões da minha prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino do município de Ajuricaba-RS. A partir da minha história, da minha infância e de como me constituo docente, num constante processo de formação busco dar visibilidade e protagonismo aos bebês no cotidiano da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, de uma prática pedagógica, baseada em vivências, possibilidades e interações entre os bebês, seus pares e adultos. Como se constituem estes espaços e interações a partir do envolvimento dos bebês e suas famílias no contexto artístico cultural. Tais reflexões partem das teorias de Barbosa (2010), Goldschmied e Jackson (2006), Fochi (2013), Ortiz e Carvalho (2012), Gobatto (2011) sobre as especificidades do trabalho com bebês na Educação Infantil. O trabalho considera também que neste campo de trocas e interações, os bebês apropriam-se do mundo que os cerca, através do contato com a natureza e seus elementos, da vida cotidiana, de pesquisas e de percepções acerca do que lhes é possibilitado, num constante jogo de trocas com seus pares e adultos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto