dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Fidencio, Tanise Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T11:02:40Z | |
dc.date.available | 2017-07-27T11:02:40Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11258 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This term paper is the result of studies and reflections of my pedagogical practice with babies
in the educational system of Ajuricaba-RS. From my background, my childhood and how I
develop as a teacher through continuing education, I seek to give the babies visibility and
protagonism in the kindergarten routine. This is a qualitative research with action-research
methodology of a pedagogical practice based in experiences and possibilities and interaction
between babies, their peers and adults, how these spaces and interactions are built from the
engagement of the babies and their families in the cultural artistic context. These reflections
were analyzed based on authors such as Barbosa (2010), Goldschmied and Jackson (2006),
Fochi (2013), Ortiz and Carvalho (2012), Gobatto (2011) about the work specificities with
babies in the kindergarten. This paper also considers that in this field of sharing and
interaction, babies get the world around them through contact with nature and its elements of
everyday life, research and perceptions about what is allowed to them, in constant exchange
experiences with their peers and the adults. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Interações | por |
dc.subject | Famílias | por |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Babies | eng |
dc.subject | Interactions | eng |
dc.subject | Families | eng |
dc.title | Reflexões acerca da prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino de Ajuricaba | por |
dc.title.alternative | Reflections about pedagogical practice with babies in the educational system of Ajuricaba town | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de
estudos e reflexões da minha prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de
ensino do município de Ajuricaba-RS. A partir da minha história, da minha infância e de
como me constituo docente, num constante processo de formação busco dar visibilidade e
protagonismo aos bebês no cotidiano da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa do tipo pesquisa-ação, de uma prática pedagógica, baseada em vivências,
possibilidades e interações entre os bebês, seus pares e adultos. Como se constituem estes
espaços e interações a partir do envolvimento dos bebês e suas famílias no contexto artístico
cultural. Tais reflexões partem das teorias de Barbosa (2010), Goldschmied e Jackson (2006),
Fochi (2013), Ortiz e Carvalho (2012), Gobatto (2011) sobre as especificidades do trabalho
com bebês na Educação Infantil. O trabalho considera também que neste campo de trocas e
interações, os bebês apropriam-se do mundo que os cerca, através do contato com a natureza e
seus elementos, da vida cotidiana, de pesquisas e de percepções acerca do que lhes é
possibilitado, num constante jogo de trocas com seus pares e adultos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |