dc.contributor.advisor | Cancian, Viviane Ache | |
dc.creator | Machado, Paula Bolzan Donini Flores | |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T13:36:36Z | |
dc.date.available | 2017-07-27T13:36:36Z | |
dc.date.issued | 2016-09-10 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11262 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | Constituição da docência no trabalho pedagógico com bebês | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de estudos e reflexões sobre como me constituí docente na minha turma de berçário, sobre a minha prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino do município de Santa Cruz do Sul - RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, de uma prática pedagógica, baseada na compreensão do meu trabalho docente com bebês Tais reflexões partem das teorias de Fochi (2015), Mallmann (2015), Goldschmied e Jackson (2006), Stambak (2011), Barbosa (2010), Fochi (2013), Gobatto (2011) sobre as especificidades do trabalho com bebês na Educação Infantil. Percebeu-se a necessidade de qualificar a prática pedagógica com os bebês através de uma docência com foco nas crianças, uma docência da escuta e da observação. Concluiu-se, também que continuo me constituindo na docência com bebês, uma docência sensível e capaz de respeitar as crianças nas suas múltiplas linguagens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |