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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorNunes, Jaqueline Terezinha Cardoso
dc.date.accessioned2017-07-27T14:23:47Z
dc.date.available2017-07-27T14:23:47Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11263
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present work is a requirement for approval in the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education and refers to pedagogical practices with babies in the nursery class where I work as a teacher. The objective was to organize the spaces and times, pedagógical practices in the nursery, guaranteeing the rights of babies. The methodology focuses on a qualitative research type action research in which I studied, analyzed and sought perform transformations and ruptures in my practice, in the nursery. It sought to carry out the dialogue of practice with babies from the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, 2009, Opinion 20/2009, the document: Criteria for a Call In Child Care In Compliance With The Fundamental Rights Of Children and with the following theoretical frameworks: FOCHI (2013) FALK (2011), GOBBATO (2011), MALLMANN (2015), CAIRUGA, CASTRO, COSTA (2014), GOLSCHMIED, JACKSON (2013). I consider that made from the analysis of my practice be necessary practice reflection constant teaching for a professional of teaching with babies that assures a public education quality based on rights of interact and play of children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectTempos e espaçospor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectTime and spaceeng
dc.subjectBabieseng
dc.titlePrática pedagógica com bebês numa turma de berçário da rede municipal de Cruz Altapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho se constitui como requisito para aprovação no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e refere-se às práticas pedagógicas com bebês na turma de berçário, que atuo como docente. Objetivou-se organizar os espaços e tempos, as práticas pedagógicas no berçário garantindo os direitos dos bebês. A metodologia foca uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que estudei, analisei e busquei realizar transformações e rupturas na minha prática no berçário. Buscou-se realizar a interlocução da prática com bebês a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, 2009, do Parecer 20/2009, do documento: Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças e com os seguintes referenciais teóricos FOCHI (2013), FALK(2011) ,GOBBATO ( 2011), MALLMANN(2015), CAIRUGA; CASTRO; COSTA(2014), GOLSCHMIED; JACKSON(2013). Considero a partir da análise feita das minhas práticas que é necessário uma constante reflexão da prática pedagógica para uma profissionalização da docência com bebês que garantam uma educação pública de qualidade, baseada nos direitos das crianças, nas interações e brincadeiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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