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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorDeutner, Patrícia Borges de Quadro Ávila
dc.date.accessioned2017-07-27T16:02:24Z
dc.date.available2017-07-27T16:02:24Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11265
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe Basic Education in Brazil has undergone several changes in its structure and with the implementation of new public educational policies, however, it is observed that these are not always legitimized in the school routine. In view of this context, the research sought to deepen the studies about the role of coordination in a School of Early Childhood Education, in which the professionals who work in the classes of children from 0 to 3 years old do not have pedagogical training. In order to analyze this problem, I used as a methodology the qualitative research, which consisted of the realization of a focus group in order to dialogue and map out the demands and challenges placed on pedagogical coordination, a function that I exercise as a member of the researched context. In order to analyze the data produced from such moments of listening to professionals, I sought references in the studies carried out during the course of Specialization in Teaching in Child Education offered by the Federal University of Santa Maria - RS. Among these authors, I cite the studies carried out on the trajectory of teacher education for children in the Brazilian context, such as Oliveira (2006, 2011, 2012), Kramer (2015), Campos (1994). The research provides a look at a school context of a school in the northwest region of the state of RS, bringing reflections on the implementation of public policies for Early Childhood Education with regard to teacher education. The study aims to point out subsidies and provoke pedagogical actions and public policies of teacher education in the field of early childhood education, in particular, from the analysis of the function of pedagogical coordination in this context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.titleCoordenação pedagógica na educação infantil: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal na região noroeste do RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA Educação Básica no Brasil passou por várias mudanças em sua estrutura e com implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. Diante deste contexto a problemática, a pesquisa buscou aprofundar os estudos acerca da função da coordenação numa escola de Educação Infantil, na qual os profissionais que atuam nas turmas de crianças de 0 a 3 anos não possuem formação pedagógica. A fim de analisar tal problemática, utilizei como metodologia a pesquisa qualitativa, a qual constou da realização de grupo focal a fim de dialogar e mapear quais as demandas e desafios postos à coordenação pedagógica, função que exerço como integrante do contexto pesquisado. Para analisar os dados produzidos a partir de tais momentos de escuta das profissionais, busquei referências nos estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Entre tais autores/as cito os estudos realizados acerca da trajetória da formação docente para a educação infantil no contexto brasileiro, tais como Oliveira (2006, 2011, 2012), Kramer (2015), Campos (1994). A pesquisa proporciona um olhar sobre um contexto escolar de uma escola na região noroeste do estado do RS, trazendo reflexões sobre a implementação das políticas públicas para a Educação Infantil no que se refere à formação docente. O estudo visa apontar subsídios e provocar acerca das ações pedagógicas e políticas públicas de formação docente no âmbito da educação infantil, em particular, a partir da análise da função da coordenação pedagógica neste contexto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Acesso Aberto
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