dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Deutner, Patrícia Borges de Quadro Ávila | |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T16:02:24Z | |
dc.date.available | 2017-07-27T16:02:24Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11265 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The Basic Education in Brazil has undergone several changes in its structure and with
the implementation of new public educational policies, however, it is observed that these are
not always legitimized in the school routine. In view of this context, the research sought to
deepen the studies about the role of coordination in a School of Early Childhood Education, in
which the professionals who work in the classes of children from 0 to 3 years old do not have
pedagogical training. In order to analyze this problem, I used as a methodology the qualitative
research, which consisted of the realization of a focus group in order to dialogue and map out
the demands and challenges placed on pedagogical coordination, a function that I exercise as
a member of the researched context. In order to analyze the data produced from such
moments of listening to professionals, I sought references in the studies carried out during the
course of Specialization in Teaching in Child Education offered by the Federal University of
Santa Maria - RS. Among these authors, I cite the studies carried out on the trajectory of
teacher education for children in the Brazilian context, such as Oliveira (2006, 2011, 2012),
Kramer (2015), Campos (1994). The research provides a look at a school context of a school
in the northwest region of the state of RS, bringing reflections on the implementation of
public policies for Early Childhood Education with regard to teacher education. The study
aims to point out subsidies and provoke pedagogical actions and public policies of teacher
education in the field of early childhood education, in particular, from the analysis of the
function of pedagogical coordination in this context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.title | Coordenação pedagógica na educação infantil: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal na região noroeste do RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A Educação Básica no Brasil passou por várias mudanças em sua estrutura e com
implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem
sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. Diante deste contexto a problemática, a
pesquisa buscou aprofundar os estudos acerca da função da coordenação numa escola de
Educação Infantil, na qual os profissionais que atuam nas turmas de crianças de 0 a 3 anos
não possuem formação pedagógica. A fim de analisar tal problemática, utilizei como
metodologia a pesquisa qualitativa, a qual constou da realização de grupo focal a fim de
dialogar e mapear quais as demandas e desafios postos à coordenação pedagógica, função que
exerço como integrante do contexto pesquisado. Para analisar os dados produzidos a partir de
tais momentos de escuta das profissionais, busquei referências nos estudos realizados no
decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ofertado pela
Universidade Federal de Santa Maria – RS. Entre tais autores/as cito os estudos realizados
acerca da trajetória da formação docente para a educação infantil no contexto brasileiro, tais
como Oliveira (2006, 2011, 2012), Kramer (2015), Campos (1994). A pesquisa proporciona
um olhar sobre um contexto escolar de uma escola na região noroeste do estado do RS,
trazendo reflexões sobre a implementação das políticas públicas para a Educação Infantil no
que se refere à formação docente. O estudo visa apontar subsídios e provocar acerca das ações
pedagógicas e políticas públicas de formação docente no âmbito da educação infantil, em
particular, a partir da análise da função da coordenação pedagógica neste contexto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |