dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Eckert, Marcia Inês Scheidt | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T15:35:17Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T15:35:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11272 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to reflect on the policies of the Brazilian Education, a resumption of the major legal events that contributed to the current situation, emphasizing the principles of the Democratic Management, where elements such as participation and community overrides the authoritarian culture and individualism. In this context, the study was to analyze the performance of the School Board of the Municipal Elementary School São José, in Boa Vista do Buricá, State of Rio Grande do Sul, from the perspective of Democratic Management, from the Board Members themselves about your role in this council. For this, we chose to conduct methodologically qualitative case study (GIL, 2002, p 55). As data collection instrument were applied questionnaires with opened and closed questions, to nine Directors; also analyzed the School Board Meetings Minutes, to support the analysis, and the PPP institution. After these data were analyzed in the light of theoretical frameworks, the main ones being: Paro (1998); Werle (2003); Bordignon (2009); as well as extensive search in legal texts, such as: CF / 88 LDB / 96 PNE / 2014. From this study, we note that the Democratic Management is an ideal to be achieved in order to improve the quality of education, which passes mandatorily by serious public policy and committed to the population; also that the Municipal Elementary School São Jose staff and School Council policy, are committed in the pursuit of a more democratic management, thus contributing to building a better society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Educational policy | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.title | Conselho escolar: a gestão democrática em questão | por |
dc.title.alternative | School board: to democratic management in question | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou uma reflexão acerca das políticas públicas da Educação Brasileira, numa retomada dos principais eventos legais que contribuíram para o atual cenário, ressaltando os princípios da Gestão Democrática, onde elementos como a participação e a coletividade se sobrepõe à cultura do autoritarismo e do individualismo. Neste contexto, o estudo se propôs a analisar a atuação do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Boa Vista do Buricá, Estado do Rio Grande do Sul, sob a ótica da Gestão Democrática, a partir do conhecimento dos próprios Conselheiros sobre a sua função neste colegiado. Para isso, optou-se metodologicamente por realizar estudo de caso qualitativo (GIL, 2002). Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários com questões abertas e fechadas, a nove Conselheiros; ainda, foram consideradas as Atas das Reuniões do Conselho Escolar, como suporte da análise, e o PPP da instituição. Após, estes dados foram analisados à luz de referenciais teóricos, sendo os principais: Paro (1998); Werle (2003); Bordignon (2009); além de ampla busca nos textos legais, como: CF/88, LDB /96, PNE/2014. A partir deste estudo, podemos constatar que a Gestão Democrática é um ideal a ser alcançado como forma de melhorar a qualidade da educação, o que passa, obrigatoriamente, por políticas públicas sérias e comprometidas com a população; ainda, que na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, a equipe diretiva e o Conselho Escolar, estão comprometidos na busca de uma gestão mais democrática, contribuindo, assim, na construção de uma sociedade melhor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |