"Cesto de tesouros": aprendizagem e desenvolvimento nos bebês do berçário
Abstract
Este estudo procurou investigar e discutir a importância da vivência com o cesto de tesouros na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em idade entre quatro meses e um ano, em uma turma de berçário I a luz da teoria de Goldschmied e Jackson (2006) e do manual “Brinquedos Brincadeiras e Materiais Para Bebes”, modulo II. As autoras afirmam que “o cesto de tesouros bem abastecido, oferecido por um adulto atento, pode proporcionar experiências que são interessantes e absorventes, capacitando o bebê a buscar uma aprendizagem vital para a qual ele está pronto e ansioso” (GOLDSCHMIED; JACKSON, 2006, p. 115). Deste modo, justifico a escolha desta temática por que desde o ventre materno o bebê brinca com o seu corpo, após o nascimento, a brincadeira evolui para o corpo do adulto que cuida dele e na medida em que ele cresce surgem novas possibilidades, pois ele começa a ter coordenação para se sentar, segurar e agitar coisas e objetos. Entre quatro e seis meses de idade muitos bebês começam a frequentar a EI, onde começam acontecer novas interações e brincadeiras. Na EI o cesto de tesouros é uma abordagem pedagógica para a aprendizagem de crianças, que trata do brincar baseado na exploração e na curiosidade dos pequenos. Para isso trago como problema de pesquisa existe aprendizagem e desenvolvimento nas crianças do berçário a partir de vivências com o cesto de tesouros proposto e desenvolvido por Elinor Goldschmied e Sonia Jackson? Como objetivos da pesquisa procuraremos investigar as possíveis contribuições que o contato visual, o contato físico e permissão desta prática traz ou podem trazer para o desenvolvimentos motor, cognitivo e afetivo dos bebês. Também através das do cesto de tesouros com objetos não estruturados, frutas, verduras e temperos também serão proporcionados momentos de interação com diferentes objetos e materiais, proporcionando diferentes sensações de tato, olfato e paladar. Além de discutir a importância de um ambiente seguro e rico em desafios, a partir das necessidades dos bebês, onde a produção de conhecimento possa ser feita de uma forma que tenha sentido para a criança, pois o bebê é curioso para descobrir o mundo, basta dar condições para que descubra. A partir das diretrizes curriculares, procurou-se entender que o grande desafio para a educação infantil, e principalmente para as crianças pequenas, está em descobrir como é ser professor sem dar aula. Como se manter no campo visual e auditivo da criança, sustentando-a emocionalmente com sua presença, mas sem interromper ou intervir nas experiências dela.
Collections
The following license files are associated with this item: