dc.contributor.advisor | Wielewicki, Hamilton de Godoy | |
dc.creator | Bolçan, Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T14:21:58Z | |
dc.date.available | 2015-11-13T14:21:58Z | |
dc.date.issued | 2006-07-28 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1128 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This paper was originated from the perception of the overwhelming
difficulties faced by students when in transition from the 4th to the 5th grade of
elementary school, which are stressed by the observation of students´performance
(mainly the high drop-out and failure rates). The research work purports – in an
attempt to find out the reasons why and based on both the students´and the
coordinator´s voice – to bring about contributions to rethink the scool, as well as to
change such a drastic situation.There is also a brief reflection upon the curriculum
adopted by Escola Dom Antônio Reis, in Faxinal do Soturno,RS, besides some final
considerations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Passagem da 4ª para 5ª série | por |
dc.subject | Repetência | por |
dc.title | A transição da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental: análise de uma situação | por |
dc.title.alternative | The transition from 4th to 5th grade em elementary school: analysis of a situation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve origem na percepção das enormes
dificuldades que os alunos enfrentam na passagem da 4ª para a 5ª série,
observadas através do desempenho dos alunos (altos índices de evasão e
repetência). O estudo, com o intuito de descobrir quais os elementos responsáveis
por essa situação busca, a partir das vozes dos alunos e da coordenadora
pedagógica, levantar subsídios para um repensar da escola, a fim de reverter esse
quadro. Apresenta-se, também, uma breve reflexão sobre o currículo adotado na
Escola Dom Antônio Reis, em Faxinal do Soturno, RS, além das considerações
finais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |