Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWielewicki, Hamilton de Godoy
dc.creatorBolçan, Lúcia
dc.date.accessioned2015-11-13T14:21:58Z
dc.date.available2015-11-13T14:21:58Z
dc.date.issued2006-07-28
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1128
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis paper was originated from the perception of the overwhelming difficulties faced by students when in transition from the 4th to the 5th grade of elementary school, which are stressed by the observation of students´performance (mainly the high drop-out and failure rates). The research work purports – in an attempt to find out the reasons why and based on both the students´and the coordinator´s voice – to bring about contributions to rethink the scool, as well as to change such a drastic situation.There is also a brief reflection upon the curriculum adopted by Escola Dom Antônio Reis, in Faxinal do Soturno,RS, besides some final considerations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPassagem da 4ª para 5ª sériepor
dc.subjectRepetênciapor
dc.titleA transição da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental: análise de uma situaçãopor
dc.title.alternativeThe transition from 4th to 5th grade em elementary school: analysis of a situationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação num Enfoque Globalizadorpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve origem na percepção das enormes dificuldades que os alunos enfrentam na passagem da 4ª para a 5ª série, observadas através do desempenho dos alunos (altos índices de evasão e repetência). O estudo, com o intuito de descobrir quais os elementos responsáveis por essa situação busca, a partir das vozes dos alunos e da coordenadora pedagógica, levantar subsídios para um repensar da escola, a fim de reverter esse quadro. Apresenta-se, também, uma breve reflexão sobre o currículo adotado na Escola Dom Antônio Reis, em Faxinal do Soturno, RS, além das considerações finais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples