Browsing Educação num Enfoque Globalizador by Title
Now showing items 1-9 of 9
-
Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária
(2006-05-18)O artigo aqui desenvolvido é fruto de um estudo sobre as teorias curriculares que influenciaram e influenciam a prática docente nas escolas. Procurou-se abordar as concepções sobre currículo, vigentes no atual momento ... -
A educação primária na Primeira República
(2006)O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica que se propõe a buscar informações sobre os fatos relacionados à educação primária no Brasil na Primeira República. Tendo em vista a organização social e ... -
Formação continuada de professores: reflexões e ações
(2006-07-25)O presente trabalho tem como intenção refletir a respeito da formação dos professores, abrangendo a inicial e, especialmente, a continuada. Para tanto foi realizada uma retrospectiva histórica do assunto na educação ... -
Formação continuada, interdisciplinaridade e currículo por projetos de trabalho: uma visão dos professores de matemática das séries finais do ensino fundamental de Santa Maria - RS
(2006-07-25)Este trabalho apresenta a formação docente em Matemática e projetos didáticos como estratégias que favorecem a interdisciplinaridade. A formação docente oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e ... -
Formação continuada: necessidade, dilemas e perspectivas
(2006-02-01)O presente artigo busca verificar a necessidade e importância dos processos formativos dos docentes e a sua relação com a prática pedagógica. Para isso, parte de uma análise das vozes dos professores de quatro escolas, ... -
Os projetos de trabalho e suas viabilidades para formação de competências
(2006-05-18)Sabe-se que no interior de cada instituição de ensino existe espaço para atribuir novos significados aos princípios instituídos oficialmente e, isso se dá através da análise e discussão sobre as finalidades educacionais. ... -
Racionalidade científica e construção do conhecimento: percursos do saber
(2006-07-31)Neste trabalho, temos como objetivo tecer algumas considerações concernentes ao percurso do saber científico até sua construção, sua transformação em um saber aplicável no contexto escolar. Nosso interesse é problematizar ... -
Reflexão crítico-construtiva da prática pedagógica e busca de alternativas para a superação de problemas na escola
(2006-05-18)Na medida em que boa parte da população encontra-se excluída da plena participação nas decisões que determinam os rumos da sociedade, é imprescindível uma ação educativa crítica como instrumento político libertador, que ... -
A transição da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental: análise de uma situação
(2006-07-28)O presente trabalho teve origem na percepção das enormes dificuldades que os alunos enfrentam na passagem da 4ª para a 5ª série, observadas através do desempenho dos alunos (altos índices de evasão e repetência). O ...