Currículo e prática docente no ensino fundamental: uma reflexão necessária

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Data
2006-05-18Autor
Kozloski, Rosane Aparecida Frozza
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Mostrar registro completoResumo
O artigo aqui desenvolvido é fruto de um estudo sobre as teorias curriculares que influenciaram e influenciam a prática docente nas escolas. Procurou-se abordar as concepções sobre currículo, vigentes no atual momento histórico, tendo como pressuposto que a educação é uma forma de libertação intelectual e cultural do ser humano capaz de levar o educando a assumir sua cidadania com autonomia intelectual e com capacidade de entender a realidade para poder transformá-la. O estudo está fundamentado, principalmente, nas idéias de Antoni Zabala, Maria Cândida Moraes, Edgar Morin e Maurice Tardif. Apresenta-se, também, uma breve reflexão quanto à prática docente desenvolvida pela presente autora na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, em Santa Maria, RS, a qual é pertinente com o tema estudado. É concluído que ainda existem escolas arraigadas a propostas curriculares tradicionais e outras que procuram desenvolver suas práticas dentro das novas concepções curriculares, e que, para que novas concepções se concretizem de uma forma mais abrangente em nossas escolas, é fundamental que cada professor tenha claro qual é a função social do ensino e da educação.