A educação primária na Primeira República
Resumo
O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica que se propõe
a buscar informações sobre os fatos relacionados à educação primária no Brasil na
Primeira República. Tendo em vista a organização social e política do país, cuja
característica identificava uma república de estados independentes num momento
de passagem de uma sociedade agrário-comercial para urbano-industrial, o objetivo
da referida pesquisa é verificar a contribuição da escola primária para a construção
da nacionalidade brasileira, tendo como ponto central a erradicação do
analfabetismo no Brasil e a contribuição das políticas educacionais dos Estados para
o desenvolvimento do país. Busca-se, verificar a importância da escola primária no
sentido de romper os dogmas de uma educação voltada às elites, favorecendo um
pensamento mais abrangente, possibilitando o acesso de todos ao mundo letrado.
Os resultados da análise trazem, através das reformas educacionais dos Estados e
da perspectiva nacionalista do período, um distanciamento do caminho fundamental
para tentar diminuir o índice de analfabetos no país, incluindo o povo de uma forma
igualitária nos princípios de cidadania perante a sociedade, tendo na Constituição
Federal de 1891, um dos grandes entraves para estes propósitos, visto a
centralização de recursos no Governo Federal e a priorização destes para o ensino
médio e superior.
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