Formação continuada, interdisciplinaridade e currículo por projetos de trabalho: uma visão dos professores de matemática das séries finais do ensino fundamental de Santa Maria - RS

Visualizar/ Abrir
Data
2006-07-25Autor
Borba, Carla Denise Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a formação docente em Matemática e projetos
didáticos como estratégias que favorecem a interdisciplinaridade. A formação
docente oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar,
possibilitando a aquisição de competências técnica e política que permitam ao
educador se situar criticamente no novo espaço que lhe é oferecido. Entende-se que
projetos são recursos que possibilitam trabalhar os velhos conteúdos, agora focados
no aluno, percebendo individualmente diferentes formas de aprender, diferentes
níveis de interesse, assim como dificuldades e potencialidades de cada um. O
enfoque interdisciplinar, no contexto da educação, manifesta-se como uma
contribuição imprescindível para a reflexão e o encaminhamento de solução às
dificuldades, relacionadas ao ensino e à pesquisa, que dizem respeito à maneira
como o conhecimento é tratado nestas funções do processo educacional. Quanto às
questões ligadas à formação inicial e à formação continuada dos professores de
Matemática, verifica-se que os cursos usuais de Licenciatura em Matemática têm
apresentado grande dificuldade em relacionar os conteúdos matemáticos estudados e
as teorias educacionais vinculadas à realidade do dia -a-dia do professor. Assim, o
objetivo desta monografia é relacionar o tema com uma pesquisa de campo,
utilizando o questionário como instrumento para a coleta de dados, relacionando a
formação de oito professores de matemática de escolas do Município de Santa Maria,
com a formação idealizada pelos autores que fundamentam este estudo. Dessa
maneira, verificou-se que a relação professor-aluno é imprescindível no processo
pedagógico e que o envolvimento do aluno nesse processo é uma característica
marcante do trabalho de projetos.