dc.contributor.advisor | Medeiros, Elisabeth Weber | |
dc.creator | Borba, Carla Denise Machado | |
dc.date.accessioned | 2016-01-13T11:54:53Z | |
dc.date.available | 2016-01-13T11:54:53Z | |
dc.date.issued | 2006-07-25 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1187 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work presents the teaching formation in Mathematics and didactic projects as
strategies that favor interdisciplinaried . The teaching formation offers conditions for
the emergency of the collective work and to interdisciplinary, making possible the
acquisition of abilities technique and politics that allow the educator if to point out
criticism in the new space that is offered to it. One understands that projects are
resources that they make possible to work the old contents focused in the pupil, being
perceived individually different forms to learn, different levels of interest, as well as
difficulties and potentialities of each one. The approach to interdisciplinary, in the
context of the education, manifest as an essential contribution for the reflection and
the guiding of solution to the difficulties, related to the education and the research,
that say respect to the way as the knowledge is treated in these functions of the
educational process. How much to on questions to the initial formation and the
continued formation of the professors of Mathematics, it is verified that the usual
courses of License in Mathematics have presented great difficulty in relating the
studied mathematical contents and the educational theories tiedwith the reality of dayby-
day of the professor. Thus, the objective of this article is to relate the subject with
a field research, being used the questionnaire as instrument for the collection of data,
comparing the formation of eight professors of mathematics of schools of the City of
Saint Maria, with the formation idealized for the authors who base this article. In this
way, it was verified that the relation professor-pupil is essential in the pedagogical
process and that the involvement of the pupil in this process is a defined
characteristic of the work of projects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Projetos didáticos | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.title | Formação continuada, interdisciplinaridade e currículo por projetos de trabalho: uma visão dos professores de matemática das séries finais do ensino fundamental de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a formação docente em Matemática e projetos
didáticos como estratégias que favorecem a interdisciplinaridade. A formação
docente oferece condições para a emergência do trabalho coletivo e interdisciplinar,
possibilitando a aquisição de competências técnica e política que permitam ao
educador se situar criticamente no novo espaço que lhe é oferecido. Entende-se que
projetos são recursos que possibilitam trabalhar os velhos conteúdos, agora focados
no aluno, percebendo individualmente diferentes formas de aprender, diferentes
níveis de interesse, assim como dificuldades e potencialidades de cada um. O
enfoque interdisciplinar, no contexto da educação, manifesta-se como uma
contribuição imprescindível para a reflexão e o encaminhamento de solução às
dificuldades, relacionadas ao ensino e à pesquisa, que dizem respeito à maneira
como o conhecimento é tratado nestas funções do processo educacional. Quanto às
questões ligadas à formação inicial e à formação continuada dos professores de
Matemática, verifica-se que os cursos usuais de Licenciatura em Matemática têm
apresentado grande dificuldade em relacionar os conteúdos matemáticos estudados e
as teorias educacionais vinculadas à realidade do dia -a-dia do professor. Assim, o
objetivo desta monografia é relacionar o tema com uma pesquisa de campo,
utilizando o questionário como instrumento para a coleta de dados, relacionando a
formação de oito professores de matemática de escolas do Município de Santa Maria,
com a formação idealizada pelos autores que fundamentam este estudo. Dessa
maneira, verificou-se que a relação professor-aluno é imprescindível no processo
pedagógico e que o envolvimento do aluno nesse processo é uma característica
marcante do trabalho de projetos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |