Análise comparativa dos resultados classificatórios dos vestibulandos 2003 e 2004 da UFSM pelas médias harmônica e aritmética
Resumo
Este trabalho tem por finalidade comparar as médias harmônica (atual) e aritmética
(proposta) dos vestibulandos que se classificaram e ficaram na suplência dos
principais cursos do vestibular da UFSM em 2003 e 2004, através do uso de
técnicas estatísticas adequadas aos dados. Foram previamente selecionados dez
cursos (cinco concorridos e cinco com concorrência média). Observou-se uma
correlação forte e significativa (r = 0,98993 / 2003) e (r = 0,99252 / 2004) (p=0,0001)
entre as médias dos candidatos. Observou-se também um excelente grau de
concordância entre as médias harmônica e aritmética dos candidatos classificados e
suplentes, ou seja, dos quatrocentos e noventa e nove candidatos aprovados dos
cursos selecionados no vestibular de 2003, apenas vinte e dois trocaram de posição
entre os aprovados e os suplentes e, desses, dez tiveram um salto elevado na média
aritmética (superior a quinze posições). Já para os quatrocentos e setenta e oito
candidatos aprovados em 2004 apenas dezessete candidatos trocaram de posição
entre aprovados e suplentes e desses somente três tiveram um salto elevado (maior
ou igual a quinze posições). A variação da posição dos candidatos nos respectivos
casos dá-se em função de a média aritmética não levar em consideração a
pontuação individualizada por disciplina, ou seja, os candidatos relacionados
obtiveram uma pontuação baixa em no máximo duas disciplinas, as quais foram
compensadas pela pontuação alta nas demais, fazendo com que a média aritmética
tenha uma diferença maior nesses casos, em relação à harmônica.