Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorEcco, Odoli Carlos
dc.date.accessioned2017-08-07T12:11:53Z
dc.date.available2017-08-07T12:11:53Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11302
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis monograph brings results of an investigation carried out in the classroom, with students of adult education (EJA), from activities involving the contents of Spatial Geometry. The main objective of this research was to investigate what students knew about Euler Relation, Total surface area and Volume of the main geometric solids, as well as about your posture to learning of such content. When analyzing the results we can point out that the students ' knowledge and understanding in relation to the content listed above, are few. Although the vast majority of students have already studied previously concepts related to plane geometry, few were able to relate this content, with the total surface area of geometric solids. In relation to the calculation of the volume of solids, for some students was more quiet, since they work in places where they need to master these contents. In relation to the contents worked was carried out, on the first date, an activity to see what students knew about such content. He was also asked to do a research paper about the same. On the second date, were built some solids, using concrete materials. These solids were prepared by students, with the intention that view faces, edges and vertices and to realize the relationship between the planned and spatial format. In addition, some formulas and definitions were explored related to: Euler Relation, Total Surface Area and Volume of some solids, like for example: the cube, the cobblestone, the cylinder, among others. At the third meeting, was held a group activity involving the proposed content. With this study it was possible to notice that it is possible to work the math content differently and, although students have had difficulties, these activities awakened most interest and her math and better understanding of the content.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectInvestigações matemáticaspor
dc.subjectMatemática no cotidianopor
dc.subjectAdult and youth educationeng
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectMathematical investigationseng
dc.subjectMathematics in everyday lifeeng
dc.titleCompreensão de conceitos de geometria a partir da construção de sólidos geométricos em uma turma de EJA de ensino médiopor
dc.title.alternativeUnderstanding of concepts of geometry from the construction of geometric solids in a class Adult and Youth Education of high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia traz resultados de uma investigação realizada em sala de aula, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de atividades envolvendo o conteúdo de Geometria Espacial. O principal objetivo da pesquisa foi investigar o que os alunos conheciam sobre Relação de Euler, Área de Superfície Total e Volume dos principais sólidos geométricos, bem como sobre sua postura frente à aprendizagem desses conteúdos. Ao analisar os resultados podemos ressaltar que o conhecimento e a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos elencados acima, são poucos. Embora a grande maioria dos alunos já tenham estudado anteriormente conceitos relacionados à geometria plana, poucos conseguiram relacionar esse conteúdo, com a área de superfície total de sólidos geométricos. Em relação ao cálculo do volume dos sólidos, para alguns alunos foi mais tranquilo, visto que eles trabalham em locais onde necessitam dominar esses conteúdos. Em relação aos conteúdos trabalhados foi realizada, no primeiro encontro, uma atividade para ver o que os alunos sabiam sobre esses conteúdos. Também foi solicitado que fizessem um trabalho de pesquisa sobre os mesmos. No segundo encontro, foram construídos alguns sólidos, usando material concreto. Esses sólidos foram elaborados pelos alunos, com a intenção de que visualizassem as faces, arestas e vértices e que percebessem as relações entre o formato planificado e espacial. Além disso, foram exploradas algumas fórmulas e definições relacionadas a: Relação de Euler, Área de Superfície Total e Volume de alguns sólidos, como por exemplo: do Cubo, do Paralelepípedo, do Cilindro, entre outros. No terceiro encontro, foi realizada uma atividade em grupo envolvendo os conteúdos propostos. Com este estudo foi possível perceber que é possível trabalhar o conteúdo de matemática de forma diferenciada e, embora os alunos tenham tido certas dificuldades, essas atividades despertaram maior interesse e ela Matemática e melhor entendimento do conteúdo desenvolvido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto