Formação continuada: reflexões das práticas com os bebês
Abstract
Esta Monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil aborda a formação continuada das professoras dos bebês de uma escola de Educação Infantil no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Com abordagem qualitativa, objetivamos analisar se os estudos realizados durante a formação continuada contribuíram para qualificar a prática pedagógica das professoras nas turmas do berçário. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: o questionário e a análise do projeto de formação continuada. Esse estudo foi realizado no 1º semestre do ano de 2016, na qual participaram quatro professoras que atuavam no berçário. Os resultados das análises dos dados dos questionários mostraram que os projetos de formação desenvolvidos pela escola pesquisada são construídos dentro de um processo democrático, no qual as professoras participam com sugestões e seus saberes. Dentre vários fatores, considera-se que, a formação continuada tem contribuído de alguma forma com a prática pedagógica das professoras no berçário da escola pesquisada. De modo geral, afirma-se que nessa instituição a formação continuada tem tido avanços, isto não quer dizer que em vários pontos não deve ser repensada, principalmente com as turmas dos berçários.
Collections
The following license files are associated with this item: