dc.contributor.advisor | Biasoli, Vitor Otávio Fernandes | |
dc.creator | Bonaldo, Deivis Jhones Garlet | |
dc.date.accessioned | 2015-11-17T11:21:54Z | |
dc.date.available | 2015-11-17T11:21:54Z | |
dc.date.issued | 2006-06-10 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1134 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Pensamento Político Brasileiro, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | In the 1960s the 1980s, we lived in the world-wide context of the Cold War, and
with its efforts of a big part of the occidental countries were directed, guided by
the Doctrine of National Security, to combat to the communism. The Brazilian
variant of this Doctrine was constructed by the contribution by Golbery do Couto
e Silva and the agencies like the Superior School of War (ESCOLA SUPERIOR
DE GUERRA), and it was gave the support to the formatting of the State of
National Security (ESTADO DE SEGURANÇA NACIONAL) from 1964 to 1985.
It was understood that the communist action could reach the society for many
ways, as through music, it was being necessary for the maintenance of the
internal security the edition of a vast gamma of coercitive and disciplinariety
actions, where we detach the censorship.Thus, the present work wants to
understand the reasons that it had taken the State to execute the censorship on
part of the workmanship of the composer Chico Buarque and, like this, to
understand the political thoughts of the state, parallel and opposing politician to
the thought politician of Chico Buarque.This thing would constitute in the
counterpoint to the authoritarianism, it became an important composer actor
and politician too, and its representative workmanship of one micropolitics in the
State wills.Chico Buarque, in gradual, would take form as a dangerous and
subversive one, therefore the reinterpretation of the verses of his songs gained
a contour politician unliked by the leading elites then.The analysis of his songs
agreed to the prohibitive legislation of the explicit time because of the
censorship in part of the buarqueana workmanship, it was considered real
subversive for the parameters of the Doctrine of National Security. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Doutrina de segurança nacional | por |
dc.subject | Censura | por |
dc.subject | Chico Buarque | por |
dc.title | Chico Buarque no contexto da doutrina de segurança nacional | por |
dc.title.alternative | Chico Buarque in doctrine of national security | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Pensamento Político Brasileiro | por |
dc.description.resumo | Nas décadas de 1960 a 1980 vivia-se o contexto mundial da Guerra Fria, e com ela os esforços de grande parte dos países ocidentais dirigiam-se, orientados pela Doutrina de Segurança Nacional, para o combate ao comunismo. A variante brasileira desta Doutrina foi construída pela colaboração de Golbery do Couto e Silva e órgãos como a Escola Superior de Guerra, dando suporte à formatação do Estado de Segurança Nacional no período de 1964-1985. Entendeu-se que a ação comunista poderia atingir a sociedade por diversos meios, como através da música, sendo necessário para a manutenção da segurança interna a edição de uma vasta gama de ações coercitivas e disciplinadoras, onde destacamos a censura. Assim, o presente trabalho objetiva compreender as razões que levaram o Estado a executar a censura sobre parte da obra do compositor Chico Buarque e, desta forma, entender o pensamento político estatal, paralelo e oposto ao pensamento político de Chico Buarque. Este se constituiria no contraponto ao autoritarismo, tornando-se o compositor importante ator político e sua obra representativa de uma micropolítica avessa aos arbítrios do Estado. Chico Buarque, gradativamente, tomaria forma como um perigoso subversivo, pois a reinterpretação dos versos de suas canções ganhavam um contorno político indesejado pelas elites dirigentes de então. A análise de suas canções combinada à legislação proibitiva da época explicita o porque da censura em parte da obra buarqueana, considerada subversiva pelos parâmetros da Doutrina de Segurança Nacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |