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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorDambros, Gabriela
dc.date.accessioned2017-08-21T14:28:36Z
dc.date.available2017-08-21T14:28:36Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11392
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the digital game "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa" through the GameFlow method. The review was carried out of the game, from a distance, with students of undergraduate courses in Geography and a Bachelor Degree from the Federal University of Santa Maria. To review, was developed and made available through the tool Google Drive, a questionnaire based on EGameFlow scale. The invitation to participate in the survey was sent via email to all students of Geography (around 250), of whom 33 were volunteers. From the results, it is emphasized that the research identified a number of strengths and weaknesses of the game with regard to metaphor, challenges, goals, immersion, and social interaction. The challenges, goals, ability to hold the attention and concentration of the player and the cartographic content discussed are positive points of the game, while the sense of immersion and social interaction can be identified as weaknesses. In this context, signal up possibilities for improvement of the game in controls and communication between players to allow the occurrence of an online interaction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo digitalpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGameFlowpor
dc.subjectDigital gameeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleJogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlowpor
dc.title.alternativeDigital game “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa”: evaluation by GameFlow methodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. Para avaliação, foi elaborado e disponibilizado por meio da ferramenta Google Drive, um questionário baseado na escala EGameFlow. O convite a participação na pesquisa foi enviado via e-mail para todos os alunos dos cursos de Geografia (em torno de 250), sendo que 33 foram voluntários. Dos resultados, destaca-se que a pesquisa permitiu identificar algumas potencialidades e fragilidades do jogo no que diz respeito à metáfora, desafios, objetivos, imersão e interação social. Os desafios, objetivos, a capacidade de prender a atenção e concentração do jogador e o conteúdo cartográfico discutido são pontos positivos do jogo, enquanto a sensação de imersão e a interação social podem ser apontadas como fragilidades. Nesse contexto, sinalizam-se possibilidades de aprimoramento do jogo nos controles e na comunicação entre os jogadores para possibilitar a ocorrência de uma interação online.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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