Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorBolzan, Roselaine Neves
dc.date.accessioned2015-11-18T11:30:08Z
dc.date.available2015-11-18T11:30:08Z
dc.date.issued2005-03-31
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1144
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractHis work was in mold is the result of the project that was elaborate for the selection of the Course of Pos-Graduation – level of Especialization in Management Education of the Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. We inquiry the social function of the Advice of the ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MÁRIO DELUY. The segments were interviewed (parents, pupils, teacher, school servants and School Council). During the research, we verify acting of School Council and parents demonstrated little knowledge about the matter. The council servants have a critical vision and the teachers who dominate the meetings are not articulated in their segment. It is necessary that a great level of compromise to be reached on education, since the School Community that was inquiry isn’t prepared to the exercise of participation in the management of the School.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSão Sepé (RS)por
dc.subjectConselho escolarpor
dc.titleConselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função social do Conselho da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mário Deluy. Foram entrevistados os segmentos dos pais, alunos, funcionários e o próprio Conselho Escolar da instituição. Durante a pesquisa, verificamos que os alunos não têm conhecimento da atuação do Conselho Escolar e os pais demonstraram pouco conhecimento sobre o assunto. Os funcionários possuem uma visão crítica e os professores, que dominam as reuniões, ainda não estão articulados no segmento. Ainda é preciso que atinja um nível maior de comprometimento com a educação, pois a comunidade escolar não está preparada para o exercício de participação na gestão da escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [168]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples