dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Bolzan, Alvacir da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T11:37:06Z | |
dc.date.available | 2015-11-18T11:37:06Z | |
dc.date.issued | 2005-03-31 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1145 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work refers to interactions happened in a State School of
Fundamental Education in the municipality of São Sepé that realized
the collective elaboration of a Participate Class Council. The
proposition appeared of the verification of the patterns about as the
Class Council was achieved didn’t attain the measured pedagogic
expectation by the professionals of education involved in the process.
As study of case, it was developed, in the year 2004, through
interviews, questionaries, observations, analysis of documents and
empiric illustrations that guided the collective elaboration that leaded
the School Community to constitute this Participate Class Council.
The results obtained were satisfactory, considering that the
opportunities to obtain the best results are just greater with the
effective participation of School Community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.title | Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a partir da verificação de que os moldes sobre os quais o Conselho de Classe era realizado não mais atingiam as expectativas pedagógicas dimensionadas pelos profissionais da educação envolvidos no processo. Como estudo de caso, desenvolveu-se no ano de 2004, através de entrevistas, questionários, observações, análise de documentos e ilustrações empíricas que nortearam a elaboração coletiva que levou a Comunidade Escolar a constituir esse Conselho de Classe Participativo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, considerando que as oportunidades de obter melhores resultados são ainda maiores com a efetiva participação de toda Comunidade Escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |