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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorBolzan, Alvacir da Silva
dc.date.accessioned2015-11-18T11:37:06Z
dc.date.available2015-11-18T11:37:06Z
dc.date.issued2005-03-31
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1145
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work refers to interactions happened in a State School of Fundamental Education in the municipality of São Sepé that realized the collective elaboration of a Participate Class Council. The proposition appeared of the verification of the patterns about as the Class Council was achieved didn’t attain the measured pedagogic expectation by the professionals of education involved in the process. As study of case, it was developed, in the year 2004, through interviews, questionaries, observations, analysis of documents and empiric illustrations that guided the collective elaboration that leaded the School Community to constitute this Participate Class Council. The results obtained were satisfactory, considering that the opportunities to obtain the best results are just greater with the effective participation of School Community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleConselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtzpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a partir da verificação de que os moldes sobre os quais o Conselho de Classe era realizado não mais atingiam as expectativas pedagógicas dimensionadas pelos profissionais da educação envolvidos no processo. Como estudo de caso, desenvolveu-se no ano de 2004, através de entrevistas, questionários, observações, análise de documentos e ilustrações empíricas que nortearam a elaboração coletiva que levou a Comunidade Escolar a constituir esse Conselho de Classe Participativo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, considerando que as oportunidades de obter melhores resultados são ainda maiores com a efetiva participação de toda Comunidade Escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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