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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorBorba, Fabiane Inês Menezes de Oliveira
dc.date.accessioned2015-11-18T11:43:09Z
dc.date.available2015-11-18T11:43:09Z
dc.date.issued2005-06
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1146
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstract“Evaluation” is a persistent subject in update pedagogical discussions. The reality nowadays shows us that society is changing all the time, diversificated and globalized. We are living the information epoch and the people are following or suffering the influences from it. This monograph presents the topic of School Evaluation, giving emphasis on emancipation, as we realized a great change in the educational practice. Therefore it made use of a theoretical research based in many author’s points of view who studies about this subject. The main purpose is to analyze whether Evaluative practices nowadays are contributing to poster students knowledge, that means, to their freedom, knowledge and autonomy, or if it just makes stronger the power relationship in our current economic system. In this project I also tried to show that another kind of evaluation is possible, thus, it’s possible to take out from our educational system the evaluations based on a traditional and reduced Pedagogy. The situation about evaluation of the school system nowadays is very complicated, many problems that have deep roots in the whole educational system are inside the social system, depend on certain practices according to interests of a macro economic-social system, that we can say the problems of evaluation are not just in one subject, course, grade or school. The time we are living needs a reformulation in educational practices, to focus on education of a new individual. When we say “new” we want them to be critical, conscious and responsible, what implies that we must do an evaluation according to an emancipated perspective, that its focus in the future, that intends to change, through the criticism, self-knowledge and responsibility to make conscious decisions, leading the students to create their own path and to create their own alternatives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.titleAvaliação escolar para a emancipação do sujeito em uma sociedade diversificada e globalizadapor
dc.title.alternativeScholar evaluation for the emancipation of subject in a diversificated and globalized society.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumo"Avaliação" é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ou sofrem as influências de tais movimentos. O presente trabalho monográfico aborda a temática da avaliação sob o enfoque da avaliação emancipatória, com vistas a uma mudança significativa na prática educativa. Para tanto, se utiliza de uma pesquisa teórica, fundamentada na visão de vários autores estudiosos do assunto, ilustrado com minhas observações e prática como educadora. Tem como objetivo principal analisar se as atuais práticas avaliativas estão contribuindo para a aprendizagem dos alunos, ou seja, para a sua libertação e autonomia, ou se apenas reforçam as relações de poder decorrente do sistema econômico atual. A idéia é demonstrar que uma outra prática de avaliação é possível, a partir da desinstalação em nossos sistemas educacionais de modelos de avaliação embasadas em uma pedagogia tradicional reprodutivista.A situação vivida hoje no sistema escolar em termos de avaliação é muito problemática, cujas características têm profundas raízes no todo do sistema educacional que, inserido em um sistema social, depende da imposição de certas práticas em acordo com os interesses do macro sistema econômico-social, o que implica em afirmar que os problemas da avaliação não são problemas de apenas uma disciplina, curso, série ou escola. A era em que vivemos exige uma ressignificação das práticas educativas, voltando-se à formação e educação de novos sujeitos. Quando falamos em novos sujeitos, os queremos críticos, conscientes e autônomos significando que devemos realizar a avaliação segundo uma proposta emancipatória, que está voltada para o futuro que pretende transformar, a partir da crítica, do autoconhecimento, da autonomia para tomar decisões conscientes, levando o educando a descrever sua própria caminhada e a criar suas próprias alternativas de açãopor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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